O deputado Celinho do Sinttrocel (centro) teve diversos requerimentos de sua autoria aprovados

Reforma da Previdência será tema de debate público

Os deputados da Comissão do Trabalho também querem discutir as mudanças na legislação trabalhista.

29/03/2017 - 19:16 - Atualizado em 30/03/2017 - 10:43

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, durante reunião nesta quarta-feira (29/3/17), requerimentos para a realização de debate público sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, em tramitação no Congresso e que tem o objetivo de aprovar a reforma da Previdência.

Os requerimentos aprovados atendem a pedido do presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e da deputada Marília Campos (PT).

Para Celinho do Sinttrocel, o debate é importante porque o conteúdo da reforma está causando grande preocupação em todo o Brasil, visto que a Previdência é um direito garantido na Constituição Federal de 1988.

Sobre o mesmo assunto, também foram aprovados requerimentos de audiência pública, solicitados por Celinho do Sinttrocel, Marília Campos e Rogério Correia (PT).

Reforma trabalhista – A reforma trabalhista proposta pelo governo federal também será tema de discussões da comissão. Foram aprovados requerimentos de autoria de seu presidente para a realização de audiências públicas em todas as regiões do Estado.

Já o deputado Dalmo Ribeiro Silva propõe debate público sobre o PL Federal 6.787/16, que altera o Decreto-Lei 5.452/1943, e a Lei Federal 6.019, de 1974, que dispõe sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho e sobre trabalho temporário.

Foram aprovados, ainda, os seguintes requerimentos do deputado Celinho do Sinttrocel:

  • Debate público para discutir a situação do emprego na indústria e suas perspectivas em Minas Gerais e no Brasil;
  • Audiência para discutir o PL 3.875/16, que anistia servidores da educação que participaram do movimento grevista em 2015;
  • Audiência sobre a situação dos servidores da Prefeitura de Ribeirão das Neves (Região Central), que foram exonerados e não obtiveram seus direitos garantidos;
  • Audiência para discutir as condições de trabalho dos garis e a decisão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, que observou várias irregularidades relativas à saúde e segurança do trabalho no setor, em especial no transporte dos trabalhadores na parte externa dos caminhões;
  • Audiência pela passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho, comemorado em 28 de abril.

Por fim, foi aprovado requerimento do deputado Celinho em conjunto com a deputada Marília Campos para debater, em audiência pública, as notas técnicas produzidas pelo Ministério Público do Trabalho, expondo o posicionamento das instituições sobre os projetos em tramitação no Congresso Nacional, relacionados ao Direito do Trabalho.

Consulte o resultado da reunião.