Oscar Araripe será homenageado em Reunião Especial na ALMG

Pintor e escritor receberá nesta terça (14), no Plenário, o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais.

10/02/2017 - 16:20

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima terça-feira (14/2/17), Reunião Especial para entregar o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais ao pintor e escritor Oscar Araripe.

A cerimonia acontecerá no Plenário, a partir das 20 horas, e atende ao requerimento do deputado licenciado Ricardo Faria (PCdoB), afastado para ocupar o cargo de secretário de Estado do Turismo. A homenagem será entregue por seu colega de partido, deputado Geraldo Pimenta.

“É importante homenagear artistas que honram e representam nossa terra. Seu trabalho, dedicação e, acima de tudo, seu profundo respeito por nossas Minas Gerais marcam, sem sombra de dúvidas, a história da cultura e arte em nosso Estado. Por isso, é com muita alegria e satisfação que terei a oportunidade de entregar este título de cidadão honorário", afirma Geraldo Pimenta.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 19 de julho de 1941, Oscar Araripe, 75 anos, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1968.

Na faculdade, ele foi eleito para o comando do Diretório do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco). Militante da organização católica de esquerda Ação Popular (AP), sofreu retaliações na ditadura militar, mas depois foi anistiado.

Oscar Araripe foi jornalista cultural nos jornais Correio da Manhã, Jornal do Brasil e Última Hora. Escreveu o ensaio "China, o Pragmatismo Possível", em 1974, alcançando grande sucesso de público e crítica. Outra obra de destaque foi a trilogia literária "Maria, Marta e Eu".

Também editou, com o artista plástico e pioneiro na educação pela arte no Brasil, Augusto Rodrigues, o jornal Arte e Educação. O homenageado é ainda membro fundador da InSea, sigla de International Society for Education through Art (Sociedade Internacional de Educação por meio da Arte).

Exterior - Na pintura e desenho, desenvolveu técnicas próprias e acumulou vasta obra, catalogada pela fundação que leva seu nome. Já realizou quase uma centena de exposições, tendo sua obra apresentada também no exterior, nos Estados Unidos, França, Espanha, Eslovênia, Grécia, Cuba, México e Reino Unido.

Entre as várias homenagens recebidas, destaca-se, em 2014, a Medalha de Ouro da Academie Arts-Sciences et Lettres, da França, pelo conjunto de sua obra.

Ele retratou com destaque três heróis brasileiros: Tiradentes (Inconfidência Mineira), Bárbara de Alencar e seu filho, Tristão Araripe (Revolução Pernambucana e Confederação do Equador). Os dois últimos são seus ancestrais.

É em Tiradentes (Região Central do Estado), onde ele mora, que está a sede da sua fundação, seu estúdio e galeria pessoal.