Fernando Pimentel autorizou repasses para o desenvolvimento de ações nos locais afetados

ALMG e governo se unem em combate contra a febre amarela

Medidas contra o surto da doença no Estado são anunciadas pelo governador durante seminário realizado em Teófilo Otoni.

13/01/2017 - 18:45

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Governo do Estado trabalham em conjunto para combater o surto de febre amarela em quatro regiões de Minas: Leste e Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13/1/17), em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), durante a abertura do Seminário Minas Gerais Contra a Febre Amarela.

O governador Fernando Pimentel e o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, autorizaram o repasse de R$ 14,4 milhões para apoiar e implementar ações contra o aumento do número de casos da doença nas regiões de Teófilo Otoni e Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e de R$ 11,6 milhões para os entornos de Coronel Fabriciano (Vale do Aço) e Manhumirim (Zona da Mata).

Pimentel também destacou decreto de situação de emergência sanitária para as áreas afetadas pelo surto e divulgou o envio, pelo Ministério da Saúde, de 1,5 milhão de doses extras de vacina contra a doença para Minas Gerais.

O governador reforçou que a situação é grave, mas não é alarmante. “O Estado está dando prioridade total à questão, mas não é preciso gerar pânico”, afirmou. Para ele, o grande desafio é garantir a vacinação de toda a população nas áreas de risco.

O evento contou ainda com a participação de cerca de 40 prefeitos da região e de secretários municipais de Saúde, que receberam informações sobre as medidas necessárias para combater o vírus. Os deputados Gustavo Santana (PR) e Neilando Pimenta (PP) também participaram do seminário.

ALMG distribui kit informativo para prefeituras

Com o intuito de orientar a população do Estado sobre a febre amarela e a importância da vacinação, foram distribuídos kits com cartazes e cartilhas sobre a doença, elaborados pela ALMG e pelo Executivo. O material deverá ser entregue para a população e fixado em postos de saúde, escolas e outros estabelecimentos públicos.

O combate ao surto em Teófilo Otoni e Caratinga (Vale do Rio Doce) também será reforçado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PM), através do envio de cinco caminhonetes e 12 técnicos em enfermagem da corporação, que vão contribuir com as ações de imunização.

Caratinga – O mesmo evento foi realizado, pela manhã, em Caratinga (Vale do Rio Doce), sem a presença do governador. A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassou informações e esclareceu dúvidas sobre a situação epidemiológica da febre amarela na região. Pelo menos 29 prefeitos e outros 25 representantes de municípios participaram do encontro e receberam os kits. 

Zonas rurais – Segundo dados da SES, até o momento, os casos em Minas Gerais estão concentrados em zonas rurais, sobretudo na Região Leste e nos Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri. O levantamento, atualizado na última quinta (12), apontou 110 casos suspeitos, com 30 mortes ainda em investigação, abrangendo 21 municípios mineiros, suas imediações e distritos.