Impactos da hidrelétrica de Itapebi pautam reunião

Comissão ouve nesta terça (20) famílias atingidas e moradores que ocupam terreno da usina, localizada no Jequitinhonha.

16/12/2016 - 11:29

A situação dos atingidos pela Hidrelétrica de Itapebi em Salto da Divisa (Vale do Jequitinhonha) será discutida nesta terça-feira (20/12/16), em audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada às 9h30, no Plenarinho I, e vai tratar, também, da ocupação Manoel Bahia, situada dentro do terreno da hidrelétrica.

Segundo o deputado Doutor Jean Freire (PT), que solicitou a reunião, há famílias desalojadas pela formação do lago que aguardam a reparação por danos há mais de 12 anos. Já na ocupação Manoel Bahia, 350 famílias vivem em situação de risco e muitas delas também desalojadas pelo enchimento do reservatório.

A demanda pela audiência foi de uma comissão de pescadores da região, que também enfrentam problemas de poluição e redução do volume de água no Rio Jequitinhonha, onde foi construída a usina.

Convidados – A lista de convidados para a audiência tem a defensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos Humanos, promotora Nivia Mônica da Silva; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; e o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Mello Rodrigues Sarmento.

Também são aguardados o prefeito de Salto da Divisa, Ronaldo Athayde da Cunha Peixoto; o diretor de Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Wilton Soares Ribeiro Miranda; a coordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta-UFMG), Andréa Luisa Zhouri; e o coordenador substituto de Energia Hidrelétrica do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), José Alex Portes.

Outros convidados são o gerente da Usina Hidrelétrica de Itapebi, André Luiz Martinussi; a coordenadora estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Aline Ruas; a representante dos extratores de pedras de Salto da Divisa, Maria de Lourdes Ribeiro de Souza; a representante das lavadeiras de Salto da Divisa, Jovecilia Maria de Jesus; e o presidente da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa, Jorge Alexandre Santos.