Impacto da Hidrelétrica de Itapebi será tema de audiência
Comissão vai ouvir famílias atingidas e moradores de ocupação situada no terreno da hidrelétrica no Jequitinhonha.
07/12/2016 - 19:45A situação dos atingidos pela Hidrelétrica de Itapebi em Salto da Divisa (Vale do Jequitinhona) será tema de audiência da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O caso dos moradores da ocupação Manoel Bahia, situada dentro do terreno da hidrelétrica, também será discutido. O encontro será nesta quarta-feira (14/12/16), às 9h30, no Plenarinho I, a requerimento do deputado Doutor Jean Freire (PT).
De acordo com o deputado, há famílias desalojadas pela formação do lago que aguardam a reparação por danos há mais de 12 anos. Já na ocupação Manoel Bahia, 350 famílias vivem em situação de risco e muitas delas também desalojadas pelo enchimento do reservatório. A demanda pela audiência foi de uma comissão de pescadores da região, que também enfrentam problemas de poluição e redução do volume de água no Rio Jequitinhonha, onde foi construída a usina.
Convidados – A lista de convidados para a audiência tem a defensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos Humanos, promotora Nivia Mônica da Silva; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; e o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Mello Rodrigues Sarmento.
Também são aguardados o prefeito de Salto da Divisa, Ronaldo Athayde da Cunha Peixoto; o diretor de Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Wilton Soares Ribeiro Miranda; a coordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta-UFMG), Andréa Luisa Zhouri; e o coordenador substituto de Energia Hidrelétrica do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), José Alex Portes.
Outros convidados são o gerente da Usina Hidrelétrica de Itapebi, André Luiz Martinussi; a coordenadora estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Aline Ruas; a representante dos extratores de pedras de Salto da Divisa, Maria de Lourdes Ribeiro de Souza; a representante das lavadeiras de Salto da Divisa, Jovecilia Maria de Jesus; e o presidente da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa, Jorge Alexandre Santos.