A comissão analisou, ainda, PL sobre transferência de imóveis da Cidade Administrativa

Mudança em Código de Ética dos Militares vai ao 2º turno

Comissão de Administração Pública emite parecer favorável ao Projeto de Lei 780/15.

01/12/2016 - 18:02

Dois projetos relacionados aos policiais militares tiveram pareceres aprovados na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (1º/12/16). Receberam aval da comissão os Projetos de Lei (PLs) 780/15, que inclui no Código de Ética dos Militares dispositivos sobre transgressões que afetam a honra pessoal e o decoro da classe; e 3.845/16, que fixa os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

De autoria do deputado Cabo Júlio (PMDB), o PL 780/15 tem o objetivo de discriminar as condutas reputadas como transgressões que afetem a honra pessoal e o decoro da classe e que motivariam a instauração de processo administrativo disciplinar. Para promover essa mudança, o projeto modifica o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado (Lei 14.310, de 2002).

Segundo o autor, o projeto busca estabelecer segurança jurídica, reforçar a previsibilidade e reduzir a possibilidade de instauração arbitrária de processos administrativos previstos no Código de Ética.

O relator, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), opinou pela aprovação do PL 780/15 em sua forma original. Com isso, o projeto está pronto para ser apreciado pelo Plenário em 2º turno.

PM e Corpo de BombeirosJá o PL 3.845/16, do governador, fixa os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no período de 2017 a 2019. O objetivo é promover a adequação no quadro de distribuição dos militares em face das necessidades das duas corporações, sem, com isso, aumentar seu quantitativo. Segundo o governador, o número total do efetivo não será alterado, mantendo-se 51.669 militares na PM e 7.999 militares no Corpo de Bombeiros.

O parecer do relator, deputado Cabo Júlio, destaca que as mudanças propostas não acarretarão aumento de custos ao Estado. Isso porque, de acordo com o governador, o projeto foi elaborado observando o limite prudencial de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O relator opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. Esse novo texto aprimora a regra sobre a cessão de servidores militares à ALMG e incorpora as sugestões de emendas propostas pelo próprio governador.

Esses ajustes seriam em razão de novos fatos relacionados à evasão de pessoal e ao provimento de cargos nos quadros de pessoal da Polícia Militar, incluindo as promoções de cabos e soldados por tempo de serviço.

O PL 3.845/16 segue agora para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para receber parecer de 1º turno.

Transferência de imóveis da Cidade Administrativa

Também foi aprovado parecer favorável de 2º turno ao PL 3.482/16, do governador, que autoriza o Estado a receber os imóveis do complexo da Cidade Administrativa, que foram construídos pela Codemig: o Palácio Tiradentes, o Auditório Juscelino Kubitschek, os Edifícios Minas e Gerais, o Centro de Convivência, a Estação de Água Gelada e o Prédio de Serviços Alterosa.

Os imóveis foram construídos pela companhia em terreno do Estado e o valor das obras foi de mais de R$ 1,1 bilhão. A transferência será efetivada por meio de compensação, pelo abatimento de capital investido nas ações do Estado junto à Codemig.

Segundo o relator, deputado João Magalhães (PMDB), a proposta não implica criação de despesas para o Estado. Apesar da redução na participação no capital social da Codemig, o Estado vai se manter como sócio majoritário da empresa. Por isso, o parlamentar opinou pela aprovação da matéria em sua forma original.

Alienação - Foi ainda aprovado parecer de 2º turno favorável ao PL 3.502/16, também do governador, que autoriza o Estado a alienar à Codemig quatro imóveis em Belo Horizonte e um em Lagoa Santa. O objetivo é permitir o aumento das garantias da empresa para a realização de operações financeiras, permitindo o fomento da economia mineira.

O relator, deputado João Magalhães, opinou pela aprovação do projeto na forma do vencido em 1º turno (sem novas alterações). Tanto o PL 3.502/16 quanto o PL 3.482/16 estão prontos para o Plenário em 2º turno.

Consulte o resultado da reunião.