Situação de funcionários e hospitais da Fhemig pauta reunião
Objetivo da audiência é discutir demandas e cobrar soluções do governo para problemas enfrentados na instituição.
25/11/2016 - 12:23A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater a situação dos funcionários dos prédios e hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A reunião, solicitada pelo deputado Arlen Santiago (PTB), será nesta quarta-feira (30/11/16), às 15 horas, no Plenarinho IV.
Em justificativa, o parlamentar afirma que é preciso analisar demandas e dificuldades apresentadas pelos funcionários e usuários, para cobrar do Governo Estadual as soluções já prometidas para as unidades da fundação. “O encontro será uma oportunidade para verificar a atual situação dos hospitais coordenados pela Fhemig, bem como buscar soluções para as dificuldades detectadas”, disse.
De acordo com informações do gabinete de Arlen Santiago, os funcionários exigem melhorias na parte de infraestrutura, administrativa e de gestão das unidades, bem como a retomada de obras paralisadas. Eles também reivindicam melhores condições de trabalho, além de denunciarem a falta de médicos e de enfermeiros, o que comprometeria, em especial, o atendimento de urgência.
Ainda segundo o deputado, a Comissão de Saúde promoveu uma reunião, há um ano, também para apresentar problemas enfrentados pelas instituições da Fhemig. "Como exemplo, a negligência da direção do órgão para novos casos de hanseníase diagnosticados na Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá, a situação precária de atendimento do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), de Belo Horizonte, e a elaboração e execução de um plano de obras em todas as 21 unidades da Fhemig, para que elas pudessem atender os requisitos mínimos da Vigilância Sanitária. Agora vamos saber o que foi feito e o que ainda é preciso cobrar”, explicou Santiago.
Convidados - Foram convidados o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Gilmar de Assis; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Jorge Raimundo Nahas; o presidente da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg/SindPrós), Carlos Augusto dos Passos Martins; o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais de Barbacena, José Orleans da Costa; o diretor do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, Wander Lopes da Silva; e o diretor do Hospital Regional de Barbacena, Helder Rodrigues Pererira.