Comissão homenageia Sicoob Credserv
Aniversário de 20 anos da cooperativa de crédito é comemorado em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico.
22/11/2016 - 17:52A importância das cooperativas de crédito para o fortalecimento do sistema financeiro do Brasil foi exaltada na homenagem aos 20 anos de funcionamento da Sicoob Credserv – banco cooperativo voltado para servidores públicos municipais. Em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (22/11/16), o diretor-presidente da instituição, Jacó Lampert, recebeu diploma com votos de congratulações, por requerimento do presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).
“Na área do crédito, o sistema cooperativo tem sido fundamental para proteger o pequeno correntista”, afirmou o deputado, citando os diferentes segmentos beneficiados por essas instituições, como funcionários públicos, agricultores, comerciantes e outros estabelecimentos de pequeno porte. Ele disse que os grandes bancos cobram juros de até 400% ao ano, o que pode tornar inviável o acesso desse público ao crédito.
“Acredito que o sistema cooperativo é a alternativa para melhorar o sistema financeiro brasileiro”, complementou o deputado Felipe Attiê (PTB), que criticou duramente as altas taxas praticadas no País e o uso político das grandes instituições.
O secretário-adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Hipérides Dutra de Araújo Ateniense, lembrou que as grandes instituições financeiras sempre acompanharam os centros de poder, estabelecendo suas unidades nas cidades e estados que concentravam as riquezas, como hoje, em São Paulo. Em sua análise, as cooperativas surgiram para quebrar esse monopólio e ocupar os espaços menosprezados pelos bancos comerciais.
Ateniense se disse surpreso com o fechamento de agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, anunciado pelo Governo Federal, ao afirmar que ainda existem muitos lugares com acesso precário a instituições bancárias. “O cooperativismo terá a tarefa hercúlea de pôr o pé nos lugares de onde os bancos estão saindo”, previu.
Uma história de sucesso crescente
De acordo com o diretor-presidente da Sicoob Credserv, Jacó Lampert, a cooperativa foi criada em maio de 1996 por um grupo de 28 servidores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Desde então vem crescendo e expandindo os serviços oferecidos.
Hoje, a Credserv possui 6,1 mil cooperados e está presente, também, em outros nove municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com as prefeituras: Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. A cooperativa possui um patrimônio líquido de R$ 10,5 milhões e um capital social de R$ 9 milhões.