Notícias Rss

21/11/2016 18h46

Servidores mineiros participam de encontro em Natal

Funcionários da Escola do Legislativo levam experiências da instituição e estreitam laços com órgãos de outros Estados.

Servidores da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participaram, no final da semana passada (17 e 18/11/16), do 28º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas, realizado em Natal (RN). O professor Guilherme Wagner Ribeiro ministrou a palestra “Educaçao a distância nas escolas de governo”.

Em sua apresentação, Guilherme Ribeiro abordou diferentes experiências de sucesso de instituições brasileiras e mostrou o crescimento dessa modalidade no Brasil. Em 2011, foram realizadas 416.437 capacitações pela modalidade a distância; em 2015, o número subiu para 1.413.014, um crescimento de 239,4%.

Dentre os casos apresentados, o professor citou o seminário virtual de escolas de governo, feito pela instituição mineira. Participaram do seminário cerca de 500 pessoas de 140 escolas diferentes dos três níveis de governo e de todos os Poderes. Para Guilherme Ribeiro, o ensino a distância já se consolidou como uma ferramenta complementar ao presencial. “As novas gerações apreendem a tecnologia com muita rapidez”, explicou.

Intercâmbio – A gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz de Castro, avaliou que a participação no encontro foi importante para dar mais visibilidade ao trabalho da instituição. “Somos referência nacional, e nessas oportunidades levamos nossa experiência de ajudar no fortalecimento do Poder Legislativo”, disse ela.

Em Minas, além da escola em Belo Horizonte, a Assembleia já ajudou a implantar 50 outras instituições no interior do Estado.

Uma das iniciativas de sucesso e que também é modelo para o resto do Brasil é o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), projeto de conscientização política de estudantes secundaristas.

A coordenadora do programa, Fernanda Freitas, afirmou que durante o evento também foram estreitados contatos com outras escolas que desejam seguir a experiência em programas semelhantes. Ela afirmou que o PJ Minas se destaca por ser o mais abrangente do Brasil e por sua parceria com as câmaras municipais. “Não é uma imposição do Legislativo estadual e, por isso, mais participativo”, contou.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

18/09/2020

Politiza resgata aprovação da reforma previdenciária

Episódio, publicado nesta sexta (18) na página da Rádio Assembleia, também está disponível em plataformas de streaming.

18/09/2020

ALMG fará coleta de medicamentos vencidos, na sexta (25)

Com ponto de recolhimento na entrada do Palácio da Inconfidência, iniciativa visa descarte seguro de remédios.

18/09/2020

Assembleia apoia o movimento Setembro Amarelo

Mais uma vez, Legislativo de Minas soma forças a outras instituições em campanha de prevenção ao suicídio.

18/09/2020

Decreto mantém estado de calamidade pública em Minas

Medida atende resolução da ALMG que prevê essa situação excepcional até 31 de dezembro, em todo o território mineiro.

18/09/2020 Politiza #24: Reforma da Previdência - a aprovação
Seu browser não suporta flash player
00:35:47 | Download (33549kb)

18/09/2020 Já é hora de voltar às aulas presenciais nas escolas de Minas?
Seu browser não suporta flash player
00:04:36 | Download (4314kb)
Pesquisa Portal
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter