Ao longo de toda a programação nos dois turnos, a TV Assembleia recebeu diversos convidados em seus estúdios para debater o panorama das eleições - Arquivo/ALMG
Cerca de 200 servidores e funcionários terceirizados trabalharam no 1º turno - Arquivo/ALMG

TV Assembleia se destaca na cobertura das eleições 2016

Nos dois turnos, centenas de profissionais se envolveram no trabalho que resultou em 26 horas ao vivo de programação.

31/10/2016 - 15:08

Um total de 26 horas ao vivo no ar, centenas de profissionais envolvidos e 18 convidados no estúdio, entre cientistas políticos, jornalistas e políticos. Esses são alguns dos números da cobertura especial feita pela TV Assembleia nos dois turnos das eleições municipais de 2016.

Para garantir mais agilidade na cobertura das eleições, parte da equipe da TV Assembleia esteve munida de smartphones e mochilinks, que funcionam por meio de rede telefônica e foram usados pela primeira vez nas eleições de 2014. O uso das tecnologias resultou em intervenções de alta qualidade em termos de conteúdo e de imagem.

A transmissão ao vivo de flashes pelo celular foi novidade nos dois turnos dessas eleições e passará a fazer parte das coberturas em geral da emissora, como o trabalho realizado pelas comissões no interior do Estado, ajudando, assim, a aproximar ainda mais o cidadão do Legislativo.

Nos bastidores e em frente às câmeras, cerca de 200 servidores e funcionários terceirizados, com a colaboração de diversas áreas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), trabalharam no 1º turno para apresentar as últimas notícias sobre a votação dos candidatos em todo o Estado e nas capitais brasileiras. Já no domingo (30/10/16), foram cerca de 180 profissionais envolvidos com a programação especial.

Ao longo de toda a programação nos dois turnos, a TV Assembleia recebeu diversos convidados em seus estúdios para debater o panorama das eleições. Foram oito jornalistas, sete cientistas políticos, uma candidata a vereadora eleita e dois presidentes de partido. Outro destaque do trabalho da TV Assembleia foi a realização, em ambos os turnos, de flashes ao vivo para a TV Câmara, da Câmara dos Deputados.

TV Assembleia inova na divulgação dos resultados

A emissora utilizou um novo sistema para acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos da eleição de 2016. No estúdio, os jornalistas da TV Assembleia apresentaram os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na forma de gráficos e mapas em uma TV touch screen. Com isso, tornou mais dinâmica e interessante a divulgação dessas informações para o telespectador, contribuindo para a análise dos resultados.

Foi possível acompanhar a apuração da disputa pela prefeitura de todas as capitais do País e de 46 municípios mineiros de médio e grande porte onde a TV Assembleia é transmitida. No 1º turno, também foram exibidos os votos dos candidatos de Belo Horizonte para o cargo de vereador.

O software usado gerou, ainda, gráficos comparativos das eleições de 2016 e 2012 e indicou o número de prefeituras conquistadas pelos partidos, além de sua localização geográfica.

Para o desenvolvimento do sistema, foi preciso considerar as especificidades do meio televisivo. A localização dos comandos, por exemplo, foi construída para facilitar o acesso do apresentador por meio da tecnologia touch screen.

Já a definição do layout, das cores e da disposição dos mapas e gráficos levou em conta a iluminação do estúdio e a necessidade de filmagem da tela. O layout também precisou ser elaborado para se adaptar à resolução dos televisores.

Além da transmissão pela televisão, toda a programação da TV Assembleia pôde ser acessada por meio do Portal da ALMG, no site Eleições. Lá, foi possível acompanhar a programação ao vivo e assistir a todos os programas especiais feitos pela emissora ao longo do período eleitoral.

2º turno

As transmissões da cobertura especial sobre as eleições foram iniciadas às 9h30 de domingo (30). Ao longo da programação, houve entrevistas, debates e análises. Além disso, houve várias edições ao vivo do Boletim das Eleições, com notícias sobre o dia de votações.

A TV Assembleia fez transmissão ao vivo dos quatro municípios mineiros que escolheram seus prefeitos nesse domingo. Belo Horizonte, Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Montes Claros (Norte de Minas) contaram com equipes para fazer flashes e boletins ao vivo.

No caso de Belo Horizonte e Montes Claros, a equipe usou a tecnologia do mochilink para fazer as entradas ao vivo. Já em Contagem e Juiz de Fora, as transmissões foram realizadas com smartphones.

A partir das 17 horas, e até às 20h30, toda a cobertura foi feita ao vivo, focada na apuração das eleições. Foram divulgados os resultados das quatro cidades mineiras e das 18 capitais que tiveram 2º turno. Confira um resumo da apuração do 2º turno.

1º turno

A programação do dia 2 de outubro foi feita das 8 horas até às 22h30. Ao longo do dia, houve veiculação de boletins em tempo real e, assim como no 2º turno, a partir das 17 horas, a programação entrou totalmente ao vivo para acompanhar a apuração.

Além de Belo Horizonte, a equipe da TV esteve presente em Juiz de Fora e Contagem. Foram feitas também transmissões ao vivo de várias cidades do interior de Minas e das capitais do Brasil, por meio de uma rede de correspondentes de rádios parceiras.

A programação gravada do dia também apresentou conteúdo especial, como o programa Sala de Imprensa com jornalistas de Belo Horizonte, que discutiu as pesquisas de última hora dos candidatos da Capital.

Também foram apresentadas uma edição diferenciada do programa Geração e sabatinas com especialistas sobre saúde, educação, administração municipal e papel do prefeito. O programa Guia do Eleitor deixou os eleitores informados logo cedo, às 8 horas, com dicas de serviços como local de votação e justificativa de voto. Confira um resumo da apuração do 1º turno.

Emissora produziu conteúdo especial para as eleições de 2016

Com a cobertura especial, o objetivo da TV Assembleia foi fornecer informação qualificada, dados e análises que ajudassem o cidadão a ter um voto consciente e a participar ativamente do processo de escolha e a compreendê-lo. Por isso, o trabalho começou muito antes de 2 de outubro.

Desde fevereiro, a programação da TV Assembleia foi recheada de conteúdo para os eleitores refletirem sobre a escolha de seus representantes municipais. Os temas aprofundados em reportagens e programas especiais começaram a ser veiculados em maio.

Uma das primeiras produções, veiculada de maio a agosto, foi uma série de reportagens, com cerca de 10 minutos cada, sobre dengue, educação básica, mobilidade urbana, participação das mulheres na política e lixo. O objetivo foi refletir sobre questões que afetam municípios grandes e pequenos com antecedência do dia da votação.

Programas - O programa Panorama ganhou edições especiais para discutir temas relacionados às eleições, como finanças municipais, hospitais regionais, assistência infantil e controle populacional de cães e gatos. Foram gravadas e reprisadas duas edições por mês, de maio a agosto.

Esses temas também foram mote para o Sala de Imprensa. Jornalistas de várias regiões do Estado discutiram essas questões com foco em seus municípios de atuação. Já o programa Mundo Político começou a veicular no final de agosto uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura da Capital. Houve, ainda, um programa especial Geração sobre eleições para o público jovem.

Todo esse material foi exibido na programação e disponibilizado na internet (na página da TV, no site especial e no YouTube). Também foram exibidas palestras de serviço do TRE voltadas aos assessores de campanha e pré-candidatos.