Próximo encontro regional do Fórum será em Uberlândia (Triângulo) no dia 25 de outubro

Definido formato de comitê do fórum das startups

Evento está sendo realizado para criar política estadual de incentivo ao desenvolvimento de negócios inovadores.

19/10/2016 - 16:19 - Atualizado em 20/10/2016 - 14:41

Já estão definidas as instituições, entidades e categorias que farão parte do Comitê de Representação do Fórum Técnico Startups em Minas – A Construção de uma Nova Política Pública, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre os meses de agosto e dezembro. O formato do comitê, com cerca de 22 representantes e que ficarão responsáveis por acompanhar os desdobramentos do fórum, foi discutido em reunião preparatória desta quarta-feira (19/10/16).

As entidades que vão integrar o grupo são: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedects); Associação Mineira de Municípios (AMM); Banco de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (BDMG); Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig); Conselho Regional de Administração; Instituições de Ciência e Tecnologia; Rede Mineira de Inovação; Rede Mineira de Propriedade Intelectual.

Já as categorias que estarão representadas no fórum são: grupos de estudos e de pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovações (CT&I), representação institucional empresarial e Sistema S, representação institucional de trabalhadores, comunidades de startups, além de empreeendedores. Os nomes dos representantes de cada uma delas, no entanto, serão indicados ou eleitos posteriormente.

Evento - O fórum começou suas discussões no dia 7 de outubro, com um debate público sobre a Lei Federal 13.243, de 2016, que traz o Código de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em seguida, foi iniciada a fase de interiorização, com um encontro em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas).

Os próximos encontros regionais do fórum serão em Uberlândia (Triângulo Mineiro), no dia 25/10; Viçosa, (Zona da Mata), em 27/10; e Montes Claros (Norte), 4/11. A etapa final será em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 25 de novembro.

Na reunião desta quarta-feira (19), o deputado Antônio Carlos Arantes destacou a importância do envolvimento de todos os organizadores na mobilização pelo evento. "Quanto maior a participação nos encontros regionais, mais rico e produtivo será o processo de discussão sobre as startups", ponderou.

As discussões desenvolvidas ao longo das atividades propostas, tanto no interior, quanto em Belo Horizonte, serviram para embasar a elaboração de um marco regulatório do ecossistema das startups em Minas, aperfeiçoando o texto do Projeto de Lei (PL) 3.578/16.

Esse projeto, que dispõe sobre a política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento local dessas empresas, é de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB.

Consulta pública - Está aberta, até o dia 4 de novembro, uma consulta pública para que todas as pessoas interessadas possam opinar sobre o assunto. As propostas colhidas também vão compor o documento final do fórum técnico.