Preços de brinquedos variam quase 70% de uma loja para outra
Pais e responsáveis devem ficar atentos também à qualidade e à segurança dos produtos.
11/10/2016 - 14:03Uma criteriosa pesquisa de preços nas lojas pode significar uma boa economia na hora de comprar o presente para o Dia das Crianças. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) encontrou variações de até 68,47% para o mesmo brinquedo, dependendo do estabelecimento. Os pesquisadores do órgão coletaram os preços de 139 produtos em oito lojas da Capital entre os dias 4 e 10/10/16.
Consulte a pesquisa completa de preços de brinquedos.
O Procon Assembleia alerta, no entanto, que os pais e responsáveis devem ficar atentos não apenas ao preço, mas à qualidade, à segurança e à procedência dos brinquedos. A oferta de artigos mais baratos é tentadora, mas pode representar um risco para as crianças.
Por isso, o órgão aconselha o consumidor a evitar brinquedos que não contenham o selo do Inmetro. Os produtos com esse selo foram testados e são seguros quanto aos perigos de intoxicação, perfurações, choques elétricos etc.
Outra recomendação importante é a exigência da nota fiscal. Ela é a garantia do consumidor no caso de alguma reclamação.
O Procon Assembleia lembra que as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem defeito, por isso é importante consultar o estabelecimento sobre sua política de trocas, para o caso de a criança não ficar satisfeita com o presente ou ganhar brinquedo repetido.