Notícias Rss

11/10/2016 16h20 - Atualizado em 11/10/2016 17h18

Deputados querem debater manejo de capivaras nas cidades

Comissão dos Animais aprovou, nesta terça (11), requerimentos para realização de debate público, visitas e audiências.

A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (11/10/16), requerimentos para realização de audiências, visitas e debate público. Uma das reuniões aprovadas, solicitada pelo deputado Noraldino Júnior (PSC), que preside a comissão, tem o objetivo de debater o manejo populacional de capivaras nos centros urbanos, como forma de prevenção à febre maculosa.

A morte do estudante Thales Martins Cruz, de 10 anos, vítima da doença após contato com carrapatos em Belo Horizonte, trouxe à tona a discussão sobre o assunto. “Especialistas acreditam que o controle da população de roedores é uma alternativa eficaz para combater o carrapato e, consequentemente, evitar novas mortes causadas pela febre maculosa”, argumentou o parlamentar.

Canil em Patrocínio – O deputado Noraldino Júnior pediu uma visita da comissão ao canil de Patrocínio (Alto Paranaíba) para averiguar as condições do local e dos animais abrigados. O objetivo é investigar denúncias de superlotação e infraestrutura precária, que teria provocado a morte de cães e gatos.

O deputado requereu, também, visitas à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mariana (Região Central do Estado) e à Samarco Mineração S/A, para discutir e avaliar as condições dos animais que estão abrigados pela empresa.

Ele solicitou, ainda, uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), para verificar as condições físicas do local, bem como a situação dos animais abrigados em canil; apurar a veracidade das denúncias de falta de insumos e de profissionais especializados; conferir o número de castrações que estão sendo realizadas por mês, bem como o de recolhimento de animais de rua.

Leishmaniose – O deputado Fred Costa (PEN) pediu que seja realizado um debate público sobre o tratamento da leishmaniose visceral canina no Brasil. Ele também solicitou audiência para discutir políticas públicas de proteção animal desenvolvidas em Belo Horizonte, bem como a criação da Comissão de Defesa dos Animais instituída pelo artigo sexto do Decreto Municipal 16.431, de 2016.

Já o deputado Anselmo José Domingos (PTC) pediu uma visita ao Ministério Público, em Belo Horizonte, para tratar da regulamentação da Lei Municipal 10.119, de 2011, que dispõe sobre a circulação de veículo de tração animal, montado ou não, em via pública.

Consulte o resultado da reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

05/03/2021

Comissão quer visitar Ocupação Vitória, em Diamantina

Direitos Humanos também aprova nesta sexta (5) audiências para debater mineração e PEC do pacto federativo.

05/03/2021

Assembleia define a composição de 21 comissões

Presidentes e vices também já foram escolhidos, mas reuniões serão suspensas por causa da pandemia.

05/03/2021

Violência obstétrica e feminicídio serão temas de audiências

Comissão também pretende discutir questões como a alienação parental e o incentivo ao aleitamento materno.

05/03/2021

ALMG abre evento pelo Dia da Mulher com relatos da pandemia

Sempre Vivas começa na segunda (8), às 10h, com programação remota sobre os desafios impostos às mulheres pela Covid-19.

08/03/2021 Politiza #28: Mulheres na Ciência - Uma conquista a cada passo
00:00:00 | Download (80477kb)

08/03/2021 Covid-19 - Agravamento da pandemia exige novo ajuste no funcionamento do Legislativo
00:00:00 | Download (2563kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter