Estudo foi feito nos dias 4 e 5 de outubro, em 16 supermercados de Belo Horizonte - Arquivo/ALMG

Alta nos supermercados é maior em artigos de limpeza

Procon Assembleia acompanha mensalmente os preços de 158 produtos em 16 estabelecimentos.

07/10/2016 - 11:55

Uma pesquisa de preços nos supermercados de Belo Horizonte feita pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) mostra que, em outubro/16, os preços dos produtos alimentícios subiram 0,24% em relação ao levantamento do mês anterior. Artigos de higiene ficaram 1,08% mais caros e itens de limpeza, 1,39%. 

O estudo foi feito nos dias 4 e 5/10/16 em 16 supermercados da Capital. O Procon Assembleia acompanha mensalmente os preços de 158 produtos, sempre nos mesmos estabelecimentos de oito regiões da cidade.

Neste mês, altas superiores a 10% foram registradas em quatro itens de alimentação e dois de limpeza. Por outro lado, o leite Longa Vida já está custando até 18% menos, dependendo da marca. O Procon Assembleia detectou também baixa expressiva no preço da água sanitária.

Como acontece com frequência, há variações significativas nos preços de um mesmo produto, dependendo do estabelecimento consultado. O destaque deste mês no setor alimentício é o vinagre: no supermercado onde esse item está mais barato, ele custa menos da metade do praticado pelo que cobra mais caro. Essa situação acontece também em determinadas marcas de creme dental, absorvente e desinfetante.

Por isso, é aconselhável que o consumidor pesquise antes de comprar. Se não é viável atravessar a cidade para adquirir os produtos mais em conta, pelo menos na própria região esse trabalho de pesquisa pode significar uma boa economia no final do mês.