Comissão quer discutir o envelhecimento da população
Parlamentares aprovam requerimento para debate público sobre o tema e para visita a hospital que abriga idosos.
05/10/2016 - 17:52Requerimentos relacionados às políticas de proteção da pessoa idosa foram aprovados, nesta quarta-feira (5/10/16), pela Comissão Extraordinária do Idoso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Entre as solicitações, está a de realização de um debate público sobre o envelhecimento, que possa orientar o trabalho nos municípios mineiros para melhorar a qualidade de vida dessa população. Os autores são Isauro Calais (PMDB), presidente da comissão, Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Geisa Teixeira (PT).
O deputado Isauro Calais também teve aprovado requerimento para debater as atividades desenvolvidas em prol dos idosos, tendo como mote o mês de outubro, em que se comemora o dia do idoso. Ele lembra que Minas Gerais é o segundo estado do País com mais idosos, cerca de 2,6 milhões.
Outra solicitação de Calais é para que a comissão visite a Santa Casa de Belo Horizonte para verificar a situação de 24 idosos abandonados na instituição por seus familiares. O parlamentar citou o caso de um idoso abandonado em uma instituição de Juiz de Fora (Zona da Mata) há mais de 25 anos.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) também teve aprovado requerimento para discutir, em audiência pública, os programas de preparação para aposentadoria em Minas Grais.
Previdência – Durante as discussões sobre os requerimentos, o deputado Antônio Carlos Arantes criticou a omissão do Estado e de prefeituras no atendimento aos idosos. Segundo ele, em muitos locais, são os voluntários que garantem condições de sobrevivência a essa população.
Geisa Teixeira frisou o grande número de idosos que votaram nas eleições municipais neste mês, o que, segundo ela, comprova a vontade de participação desses cidadãos. E Calais lembrou que o voto “é uma arma” e somente ele tem o poder de mudar a situação.