Felipe Attiê falou de decisão do STF que impediu o Executivo de utilizar os depósitos judiciais
Cabo Júlio saudou os novos agentes que serão nomeados no sistema socioeducativo
Alencar da Silveira Jr. abordou projeto de sua autoria sobre horário de verão em Minas
Léo Portela criticou como a imprensa relata crimes relacionados aos evangélicos
Geraldo Pimenta cumprimentou os deputados Deiró Marra e Wander Borges, eleitos prefeitos

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 4/10/16

Eleições, nomeações na área prisional e preconceito contra evangélicos foram temas abordados pelos parlamentares.

04/10/2016 - 17:25

Eleições I
Felipe Attiê (PTB) cumprimentou os prefeitos eleitos no último domingo (2/10), com destaque para Odelmo Leão, em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Segundo o deputado, Leão tem a missão de reconstruir a cidade após a gestão do PT. Felipe Attiê falou sobre as mudanças no quadro político e reforçou que o Brasil precisa de uma reforma. “O sistema político brasileiro está falido e desatualizado”, afirmou. Para ele, a população está desinteressada e vota desinformada. O deputado também mencionou decisão liminar do Superior Tribunal Federal (STF) que suspendeu a lei estadual que permitiu ao Executivo mineiro utilizar os depósitos judiciais para as próprias despesas. Em aparte, Bonifácio Mourão (PSDB) congratulou André Merlo, novo prefeito de Governador Valadares (Vale do Rio Doce). O parlamentar elogiou ainda os deputados João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT) pelas campanhas em BH e disse que a redução de gasto e tempo de campanha são essenciais para a melhoria do quadro político no País.

 

Sistema prisional
O deputado Cabo Júlio (PMDB) criticou as nomeações feitas pelo governador Fernando Pimentel na Subsecretaria de Administração Prisional. O parlamentar acredita que a secretaria está virando um cabide de emprego para coronéis e delegados. Cabo Júlio afirmou ainda que o governo está retirando servidores concursados para nomear pessoas que nunca passaram na porta de uma cadeia. “Estão dizendo que os servidores do sistema prisional são incompetentes ao nomearem pessoas de fora do sistema”, criticou. Segundo ele, o governo está nomeando delegados para o sistema prisional, mesmo diante da falta de um titular em muitas delegacias. Por fim, saudou os 7 mil novos agentes que serão nomeados no sistema socioeducativo e informou que será aberto novo concurso no próximo ano. Em aparte, o deputado Doutor Wilson Batista (PSD) parabenizou seu partido pelo crescimento nas eleições do último domingo.

 

Eleições II
O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) também falou sobre as eleições e desejou um bom trabalho para aqueles que assumem a partir do dia 1° de janeiro. O deputado cumprimentou especialmente o prefeito eleito de Itabirito (Região Central do Estado), Alex Salvador. O parlamentar falou sobre a necessidade de unificar as eleições e afirmou ainda que partido político é uma instituição falida no Brasil. Ele defendeu a revisão das regras para alianças partidárias. “Como a população entende coligação?", questionou, citando casos em que adversários eleitorais se tornam aliados no governo. Para ele, os votos devem ser dados ao candidato e suas propostas. Também cobrou que os prefeitos acabem com a “politicagem de cargos” e trabalhem para a cidade. Para o parlamentar, a mudança deve ser feita agora, para valorizar e atender o pedido da população. Alencar da Silveira Jr. também mencionou um projeto de sua autoria que propõe um plebiscito para decidir se Minas Gerais permanece com horário de verão.

 

Preconceito
O preconceito contra os evangélicos foi o tema abordado pelo deputado Léo Portela (PRB). O parlamentar se mostrou indignado ao acessar alguns blogs ligados a partidos de esquerda e encontrar palavras preconceituosas contra os evangélicos. Para ele, onde os adeptos da religião vão, escultam piadinhas e escárnio contra sua fé. O deputado acredita que as pessoas estão confundido estado laico com laicista e lembrou que o estado laico veio do modo de pensamento protestante. Léo Portela também criticou a forma que a imprensa relata alguns crimes relacionados a uma pessoa evangélica, onde as notícias são colocadas em letras garrafais, principalmente na imprensa ligada à esquerda. “Não podem adotar práticas preconceituosas sob o manto da livre expressão”, afirmou. Para o deputado, não se vê nenhuma voz se levantando contra este preconceito. “A perseguição contra os evangélicos tem que acabar”, cobrou.

 

Eleições III
O deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) frisou que o processo eleitoral em Minas foi um exemplo para o resto do País e lembrou que apenas três cidades terão 2º turno. Ele cumprimentou os deputados Deiró Marra (PSB) e Wander Borges (PSB), que assumirão a prefeitura das cidades de Patrocínio (Alto Paranaíba) e Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), respectivamente. O deputado falou ainda sobre o desinteresse de parte da população pela política e afirmou que tudo no Estado e na cidade dependem de decisões políticas. Pimenta elogiou os prefeitos de Betim e Contagem pela administração e trabalho em prol da saúde nos municípios. Em Contagem, de acordo com o parlamentar, foi inaugurada recentemente uma maternidade que é modelo de estrutura e, em Betim, Vittorio Medioli foi eleito por meio de uma ampla coligação, com um projeto que unificou a cidade. Geraldo Pimenta se mostrou satisfeito pela atuação de seu partido nas eleições e desejou uma boa gestão para o próximo ano, apesar da crise.