Rir-votril faz uma crítica ao Sistema Único de Saúde

Peça Rir-votril é atração do Zás desta sexta-feira (23)

A apresentação, que será no Teatro, ao meio-dia, aborda temas relacionados à saúde pública.

19/09/2016 - 13:18

O Zás desta sexta-feira (23/9/16) traz, ao meio-dia, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a peça "Rir-votril, porque rir… é melhor que remédio!". Com texto de Othon Valgas e Carlos Nunes, a apresentação aborda temas relacionados à saúde pública. Os personagens são inspirados nos mais variados tipos de doenças e seus estágios.

A peça se passa na fila de um hospital, onde pacientes dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardam o atendimento, enquanto dentro do hospital acontecem diversos contratempos. Sem desmerecer o profissional da saúde, mas, ao mesmo tempo, denunciando fatos, Rir-votril faz uma crítica ao SUS e à sua atual situação.

Pelo palco passeiam atendentes mal-humoradas, psicólogas loucas, médicos estrangeiros recém-chegados ao Brasil, pacientes alterados pelo efeito do remédio Rivotril, além de enfermeiras à beira de um ataque de nervos.

Apesar de tratar de temas sérios e urgentes, o espetáculo é carregado de ironias, improvisos e cenas de plateia, mostrando ao público que a gargalhada pode curar e que rir, ainda, é o melhor remédio.

Assembleia Cultural - O Zás integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

A iniciativa marca a atuação da Assembleia na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura mineira.

Teatro - O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre o espetáculo.