Antena apontada para o sol vai receber ondas eletromagnéticas na mesma frequência em que está transmitindo

Sinal da TV Assembleia pode sofrer interferência até 25/9

Recepção do sinal pode ficar prejudicada devido à interferência solar que ocorre todos os anos.

06/09/2016 - 12:36

O sinal da TV Assembleia poderá sofrer interferência solar até o dia 25/9/16, entre 14 horas e 14h30. Esses horários são uma média e podem variar de cidade para cidade no Estado, dependendo da posição geográfica de cada uma delas. A diminuição na qualidade do sinal ocorre por alguns minutos apenas.

Com os modelos mais antigos de TVs, as analógicas, a interferência solar provoca chuviscos. Nas telas digitais, as imagens se tornam quadriculadas. Caso ocorra a interferência no sinal da TV Assembleia, é preciso aguardar, pois não há como evitá-la.

Essas distorções ocorrem duas vezes por ano, nos dias próximos ao equinócio, período em que a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios e os dias e as noites ficam quase com a mesma duração. É nessa época que as antenas transmissoras e receptoras de TV, os satélites e o sol se alinham.

A interferência se dá porque cada emissora de televisão tem uma frequência própria, na qual ela está autorizada a transmitir. O sol, por sua vez, irradia em uma faixa muito ampla de frequências, incluindo as frequências utilizadas pelas emissoras de rádio e TV, celular e outros.

"Uma antena que esteja apontada para o sol durante alguns minutos vai receber ondas eletromagnéticas na mesma frequência em que ela está transmitindo. Essa transmissão e essa recepção de ondas vão umas interferir nas outras", explica o responsável técnico da TV Assembleia, Antônio Luiz Osse.