Cimento fica quase 2% mais barato em agosto na Capital
Por outro lado, materiais de construção em geral subiram 0,37%, constata Procon Assembleia.
19/08/2016 - 12:47O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acompanha mensalmente os preços em Belo Horizonte do cimento e outros 14 tipos de materiais de construção, como areia, argamassa e tijolo. Em agosto, o cimento ficou em média 1,98% mais barato em relação ao mês anterior. Os outros materiais, no entanto, encareceram 0,37%. Foram consultadas 73 revendas de cimento e outras 45 de materiais de construção entre os dias 17 e 18/8/16.
Consulte a pesquisa completa de preços de cimento e a de materiais de construção.
Com relação ao cimento, as marcas que ficaram mais em conta foram a Nacional secagem lenta, com -3,45%, e a Campeão secagem rápida, com -2,81%. Todas as nove regiões da Capital pesquisadas apresentaram redução nos preços, com exceção da Noroeste, onde os preços subiram em média 2,22%. A região que registrou a maior queda percentual nos preços médios do cimento foi a Pampulha, com -6,03%.
Para os materiais de construção em geral, houve queda de -6,02% na região Leste e de -5,44% na Norte. Já no Barreiro os preços subiram em média 7,52%. Os produtos que mais encareceram foram a telha de amianto, cujo aumento chega a 5,71%, e o bloco de concreto vazado, com alta de 2,39%. Por outro lado, tornaram-se mais em conta o tijolo maciço (-2,27%) e o tijolo furado (-1,54%).
O consumidor deve ficar atento também à variação de preços de um mesmo produto, dependendo do estabelecimento. Essa diferença pode ser superior a 100%, como no caso da telha de amianto e do bloco de concreto. A consulta à pesquisa do Procon Assembleia e uma verificação dos preços cobrados nos depósitos da região podem representar uma boa economia no final da obra.