Comissão constata qualidade de atendimento pediátrico em BH
Deputado visita Hospital São Camilo, que atende pacientes de 48 convênios médicos, para 31 especialidades pediátricas.
17/08/2016 - 13:49 - Atualizado em 18/08/2016 - 10:40A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve, na manhã desta quarta-feira (17/8/16), no Hospital Infantil São Camilo, situado no bairro Floresta e referência em atendimento hospitalar pediátrico da Capital mineira. O presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), autor do requerimento para a atividade, pôde verificar a qualidade do serviço oferecido pela instituição, que atende pacientes de 48 convênios médicos para 31 especialidades pediátricas.
Questionado por Arlen Santiago sobre o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o diretor administrativo e financeiro do hospital, doutor José Guerra Lages, informou que, na ocasião da inauguração do São Camilo, em 1980, a instituição atendia pacientes do SUS.
No entanto, segundo José Guerra, em 1995, foi implantado o serviço de apuração de custo, que comprovou que os valores praticados pelo SUS não eram adequados para o bom funcionamento do hospital.
Dessa forma, José Guerra explicou que, para não trazer mais prejuízos ao São Camilo, optou-se por atender apenas convênios médicos que, de acordo com ele, fazem pagamentos adequados pelos serviços, principalmente se for considerada a realidade do mercado.
No entanto, explicou que o atendimento ambulatorial externo eventualmente compensa alguns valores pagos pelos convênios, como para internação, principamente em virtude da qualidade do serviço oferecido.
Para o deputado Arlen Santiago, essa decisão do São Camilo de não atender pelo SUS reforça a necessidade de rever os valores praticados, que são insuficientes para manter uma instituição hospitalar. Segundo o deputado, este é um dos motivos que provocam mais dificuldade financeira aos hospitais.
Nesse sentido, o deputado afirmou que a visita da comissão ao São Camilo foi importante para conhecer o que pode ser feito de bom nos hospitais e tentar com que o SUS siga o que de melhor é oferecido atualmente.
Presente na visita, a diretora clínica e técnica do hospital, Marisa Lages Ribeiro, explicou que o foco do São Camilo é a pediatra, mas que também atende adultos nas áreas de cardiologia, oftamologia, ortopedia, angiologia e otorrinolaringologia. Segundo ela, o hospital atende de 18 a 28 mil pacientes por mês e em períodos de pico chega a receber mais de mil pessoas por dia.