Dom José Lanza Neto (à direita) recebeu placa alusiva à homenagem da Assembleia

Centenário da Diocese de Guaxupé é celebrado na ALMG

Reunião Especial de Plenário prestou homenagem a importante comunidade católica do Sul de Minas.

12/08/2016 - 11:20

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite da última quinta-feira (11/9/16), uma Reunião Especial de Plenário em homenagem ao centenário da Diocese de Guaxupé (Sul de Minas). A atividade atendeu a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

Em seu discurso, o parlamentar afirmou que falar em diocese é falar de religiosidade, união e família. Ele lembrou ainda que, num momento difícil da política mineira e brasileira, tem orgulho de ser político. Ao exaltar o centenário da diocese, o deputado defendeu que, quando se tem fé no trabalho, os obstáculos são superados e os resultados aparecem.

O bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, lembrou que, há 100 anos, a igreja, pela ação do Papa Bento XV, instaurou uma casa acolhedora para a população no Sul e Sudoeste mineiro. Segundo ele, a diocese representa quase um milhão de habitantes, numa área de 15 mil km². “Formamos uma imensa rede de comunidades de gente simples, batalhadora e cristã. Estamos presentes em 41 municípios com dedicação incansável e ardor missionário”, destacou.

Para o líder religioso, celebrar esta data histórica é reviver a perseverança na luta constante de tantos que se dedicaram a frutificar o Evangelho na vida das pessoas. “Nesses 100 anos, em nossa igreja, a fé foi transmitida não somente pelas liturgias, mas pelo trabalho catequético e pelo cuidado espiritual”, afirmou.

Dom José Lanza Neto lembrou, ainda, os trabalhos desenvolvidos nas áreas de saúde, educação e assistência social, que contribuem com a superação da dor e das necessidades do povo. “Acreditamos firmemente que a construção de uma igreja dinâmica e viva se fundamenta na formação de nossos presbíteros e, também, na formação dos leigos, cada vez mais protagonistas de seu papel na difusão do caminho cristão”, finalizou.

Ao final, o deputado Antônio Carlos Arantes leu um pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), em que destaca tratar-se do centenário da diocese de uma importante comunidade católica do Estado. Lembrou que o decreto do então Papa Bento XV, em fevereiro de 1916, deu origem ao desmembramento da Diocese de Pouso Alegre (Sul de Minas), criando a cúria, estruturando as paróquias existentes e as que viriam a ser estabelecidas.

“Dom José Lanza Neto, atual bispo, lidera um importante trabalho pastoral, que realimenta a fé católica junto a padres, diáconos e demais fiéis, levando esperança e alento aos nossos cidadãos e zelando pelos valores mais significativos que permeiam a vida social, como a solidariedade, a caridade e o respeito ao próximo”, concluiu.