CCJ emitiu parecer pela legalidade de projeto em reunião nesta terça (9)

Alteração em parque estadual recebe parecer pela legalidade

Projeto de Lei acrescenta 5,7 mil hectares ao Parque Estadual da Serra do Papagaio e retira outros 2,8 mil hectares.

09/08/2016 - 17:28

O Projeto de Lei (PL) 1.658/15, que modifica a área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, localizado no Sul de Minas, recebeu parecer pela legalidade, com a emenda nº 1, apresentada pelo relator, deputado Leonídio Bouças (PMDB), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Com a aprovação do parecer, na reunião realizada nesta terça-feira (9/8/16), o projeto segue agora para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A proposição, de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Duarte Bechir (PSD), modifica os limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio, acrescentando 5,7 mil hectares e retirando outros 2,8 mil hectares. Criado em 1998, o parque está localizado nos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, todos no Sul de Minas. De acordo com o ato de criação, atualmente o parque possui quase 23 mil hectares de extensão. Com a modificação, passará a ter 25.888 hectares.

A emenda n° 1, apresentada no parecer, suprime o artigo 2º da proposta original. De acordo com o relator, tal dispositivo estaria em divergência com o artigo 1º do mesmo projeto quanto à área do parque que se pretende desafetar (excluir do parque, para outra destinação). O artigo 1º registra que a área desafetada é de 2.807,8788 hectares. Já o artigo 2º, que seria suprimido, diz que essa área seria de 2.807,47 hectares. De acordo com o relator, análise anterior levou à conclusão de que o artigo 1º é o correto.

Consulte o resultado da reunião.