Indicado para diretoria-geral do IEF vai ser sabatinado
Arguição pública, que é prevista na Constituição do Estado, será realizada nesta terça-feira (9) pela ALMG.
05/08/2016 - 10:43A Comissão Especial destinada a emitir parecer sobre a indicação de João Paulo Mello Rodrigues Sarmento para o cargo de diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) vai proceder à arguição pública do indicado em reunião nesta terça-feira (9/8/16), às 16 horas, no Plenarinho III, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Conforme prevê a Constituição do Estado, em seu artigo 62, o Legislativo precisa aprovar a escolha do indicado para o cargo, após ser sabatinado pelos parlamentares.
O relator, deputado Cristiano Silveira (PT), emitirá parecer sobre o nome indicado na reunião. Após a aprovação do parecer, a indicação segue para análise do Plenário.
Conforme mensagem encaminhada pelo governador, a referida autarquia tem por finalidade desenvolver e implementar as políticas florestal e de biodiversidade do Estado, visando à manutenção do equilíbrio ecológico, à conservação, à preservação, ao uso sustentável e à recuperação dos ecossistemas.
O indicado para assumir o cargo de diretor-geral do IEF, João Paulo Mello Rodrigues Sarmento, é engenheiro florestal, admitido no instituto em junho de 1988, exercendo atividades do Escritório Florestal de São Francisco (Norte de Minas) com atribuições em fiscalização, viveiro florestal, fomento florestal, educação ambiental, proteção florestal e demais atividades inerentes à instituição.
Em agosto de 1990, foi designado coordenador do programa Proflorestas, que executava atividades com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), de desenvolvimento institucional, fomento florestal, fiscalização florestal e monitoramento da cobertura florestal do Estado.
Em novembro de 1992, Sarmento foi nomeado para o cargo de coordenador de difusão de tecnologia, realizando treinamentos para viveiristas e técnicos do IEF, com a participação da Cemig, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Em abril de 2004, foi nomeado coordenador da Coordenadoria de Apoio às Câmaras Técnicas (CEACT) do Conselho de Política Ambiental (Copam), sendo responsável pelo Licenciamento Ambiental das atividades agrossilvopastoris e pela Câmara de Proteção à Biodiversidade.
Coordenadoria de florestas - O indicado foi nomeado em junho de 2006 para exercer um cargo em comissão com a atribuição de implantar a coordenadoria de florestas de produção, iniciando a implantação do Projeto DCC eletrônica, para fins de controle das florestas plantadas no Estado de forma digital.
Em janeiro de 2010, foi nomeado para exercer o cargo de diretor de monitoramento e fiscalização ambiental do IEF. Sarmento ainda foi o gerente responsável pela gestão ambiental do Projeto Jaíba, enquanto Projeto Estruturador, e participou ativamente da regularização do licenciamento das Barragens de Setubal e Peão.
Outras atividades que constam no currículo do indicado são as de conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-MG) por três mandatos; presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais por dois mandatos; presidente da Associação dos Servidores do IEF; indicado como conselheiro do Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga, representando o Estado de Minas Gerais; e consultor da ALMG.