Setor sucroenergético gera emprego e renda no Estado - Arquivo/ALMG

Deputados participam de evento sucroenergético no Triângulo

Canacampo Tech Show é considerado o maior encontro do segmento no Estado. Visita será na quinta-feira (11).

05/08/2016 - 10:42

Os parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta quinta-feira (11/8/16), uma visita a Canacampo Tech Show, considerado o maior evento mineiro do setor sucroenergético. A atividade, programada para as 8h30, acontece em Campo Florido (Triângulo Mineiro), na Rua Itapagipe, 76, bairro Vila Junqueira, e atende a requerimento dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Fabiano Tolentino (PPS).

"Como presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético de Minas Gerais, reconheço a importância do maior evento do setor como instrumento de valorização da produção mineira de etanol e açúcar”, afirma o presidente da comissão, Antônio Carlos Arantes. Segundo ele, Minas Gerais é o 2º maior produtor de açúcar e o 3º maior produtor de etanol. Essa classificação mostra a importância do setor para a economia do Estado como fonte geradora de emprego e renda. “O Canacampo chega à sua 8ª edição como palco de grandes oportunidades de negócio e novidades tecnológicas, além de palestras que vão acrescentar muito conhecimento para os participantes”, completa.

Para o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, Fabiano Tolentino, o setor agropecuário mineiro é responsável por mais da metade do saldo positivo da balança comercial mineira. “É preciso propor políticas públicas que possam fomentar o setor e conhecer melhor cada um dos ramos produtivos no Estado”, defende.

Convidados – Para a visita, foram convidados os deputados da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG; o vice-governador do Estado, Antônio Andrade; o representante do cônsul britânico em Belo Horizonte, Thomas Nemes; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fábio Cherem; os deputados federais Marcos Montes Cordeiro, Aelton José de Freitas e José Silva Soares; o prefeito de Campo Florido, Ademir Ferreira de Mello; o prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau Nogueira; o prefeito de Frutal, Mauri José Alves; e o prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires de Oliveira.

Além destas autoridades, foram chamados, ainda, o superintendente federal interino do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, Dermeval Silva Neto; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Marco Aurélio Crocco Afonso; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque; o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), Mário Ferreira Campos Filho; o presidente da Usina Coruripe Açúcar e Álcool de Campo Florido, Jucelino Sousa; o presidente da Comissão de Cana-de-Açúcar da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Nelson Luis Krastel; o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior; e o presidente do Sindicato Rural de Campo Florido, Carlos Márcio Guapo.