Samu do Norte de Minas é tema de reunião
Deputados debaterão problemas na gestão do serviço e suposto assédio a servidores que reivindicaram melhorias salariais.
05/08/2016 - 10:40Debater problemas administrativos ocorridos nas gestões atual e passadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte), bem como suposto assédio moral sofrido por servidores que participaram de campanha de reivindicação por melhorias salariais e de carreira. Esse é o objetivo de uma audiência pública que será promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (9/8/16), às 9h30, no Plenarinho I.
O presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), autor do requerimento para a reunião, afirmou que, entre as queixas dos funcionários, a principal é a má administração da atual gestão e das gestões anteriores do Samu. "Perseguição, nepotismo, prioridade às questões políticas, grande número de contratos e privilégios para um grupo restrito são alguns dos pontos levantados em denúncias de servidores", contou.
“O que está acontecendo é gravíssimo e é necessário apurar todas as situações relatadas. Não podemos deixar que essa situação prejudique ainda mais os funcionários do Samu. Vamos nos unir a eles e tentar manter o trabalho realizado da melhor forma possível para socorristas e para os usuários. A população precisa ser respeitada e confia no trabalho do Samu, porque tem a certeza de que o serviço vai chegar e será prestado com respeito e eficácia”, destacou Arlen Santiago.
Convidados – Foram convidados para a reunião as seguintes autoridades do Norte de Minas: o prefeito de Bocaiúva e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Ricardo Afonso Veloso; o prefeito de São Francisco e presidente do Cisrun/Samu Macro Norte em Montes Claros, Luiz Rocha Neto; o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Jose Marcos Martins de Freitas; a presidenta da Associação dos Trabalhadores do Samu do Norte de Minas, Linda Márcia Freitas Câmara; e o presidente do Conselho Municipal e secretário de Saúde de Montes Claros, Maquieden Durães Viriato.