Biólogos são homenageados na Comissão de Meio Ambiente
Diplomas com votos de congratulações serão concedidos a criadores do Guia de Aves da Fundação Ezequiel Dias.
08/07/2016 - 13:44 - Atualizado em 08/07/2016 - 17:40Dois profissionais da área de Ciências Biológicas serão agraciados com votos de congratulações da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima quarta-feira (13/7/16), às 10h30, no Plenarinho I. O analista em Saúde e Tecnologia e biólogo Ricardo Maciel e a graduanda de Ciências Biológicas, Beatriz Gherard Machado, foram os responsáveis pela elaboração do "Guia de Aves", lançado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Segundo a autora do requerimento,deputada Ione Pinheiro (DEM), o guia contém 58 espécies, catalogadas desde 2007, nas dependências da fundação. O livro também traz, além da descrição de cada ave nele contida, dicas e orientações de como observar e identificar aves.
“É preciso reconhecer a relevância da elaboração do Guia de Aves, pois esse trabalho, além de propor um olhar científico sobre as espécies que vivem nas dependências da Fundação Ezequiel Dias, se configura também como uma ferramenta de conscientização popular quanto à necessidade de preservação da fauna e de ambientes naturais dentro das cidades”, afirma a parlamentar.
Beatriz Machado, que é bolsista de iniciação científica, disse que o objetivo da obra foi despertar nos servidores da Funed e em seus visitantes o interesse pela biodiversidade brasileira. “O guia foi elaborado para mostrar a rica diversidade de aves que vivem e ou visitam as áreas da Funed”, pontuou.
Funed - A Fundação possui uma área de, aproximadamente, 50 mil m² e conta com várias áreas abertas, como estacionamentos, jardins, áreas arborizadas, praça de convivência e, ainda, o Recanto Verde, onde há um pequeno corpo d´água artificial. Em 2007, iniciou-se um processo de revitalização das áreas verdes da instituição, sendo também a primeira vez em que foi realizada uma pesquisa sobre as aves locais, registrando-se 30 espécies.
A partir daí e da necessidade de se revitalizar os jardins da Fundação, realizou-se uma análise de correlação entre as aves e as plantas existentes na área. Para atrair mais aves, foram plantadas árvores frutíferas, como pitangueira, amoreira, jabuticabeira, entre outras. De acordo com o biólogo Ricardo Maciel, após esse trabalho, em 2013, um novo registro das aves foi realizado e, desta vez, foram registradas mais 28 espécies, além das 30 catalogadas em 2007.
Os interessados em adquirir um guia podem solicitar um exemplar por meio do e-mail ricardo.maciel@funed.mg.gov.br. A versão digital foi disponibilizada gratuitamente no site da Funed.