Morre o ex-governador Rondon Pacheco

Além de governador, ele também foi ministro e deputado estadual. Sepultamento será nesta segunda (4), em Uberlândia.

04/07/2016 - 11:13

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4/7/16) o ex-governador e ex-deputado Rondon Pacheco. Aos 96 anos de idade, ainda lúcido, o político foi vítima de complicações de uma pneumonia. Após 18 dias internado, faleceu em sua residência, em Uberlândia (Triângulo Mineiro). O velório está sendo realizado no Museu Municipal de Uberlândia (Praça Clarimundo Carneiro, 67, Centro), e o sepultamento será às 17 horas, no Cemitério São Pedro.

Rondon Pacheco iniciou a carreira como advogado em Belo Horizonte e figura entre os fundadores da União Democrática Nacional (UDN), partido que o elegeu deputado para a Constituinte Estadual de 1947 e deputado suplente à 1ª Legislatura (1947-1951).

Durante dois anos, ocupou a 1ª secretaria da Assembleia Legislativa. Entre os cargos ocupados durante a trajetória política, estão o de governador de Minas Gerais e ministro-chefe da Casa Civil, durante o governo do presidente Arthur Costa e Silva.

Como governador, entre 1971 e 1975, Rondon Pacheco foi responsável pela instalação da Fiat Automóveis em Betim, e da Krupp Indústria Mecânica. Em sua gestão, foi criado o 1° Plano Mineiro de Desenvolvimento Econômico e Social, a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo, e o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), entre outras inovações.