Educação inclusiva visa a adaptar o ensino às necessidades específicas de todos os alunos - Arquivo/ALMG

Papel do assistente social na educação é tema de reunião

Audiência pública vai discutir a importância desse profissional na mediação das demandas sociais na educação inclusiva.

01/07/2016 - 13:32

A educação inclusiva e o papel do assistente social nessa estratégia de ensino serão discutidos em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (5/7/16), às 9 horas, no Espaço José Aparecido de Oliveira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O requerimento para realização da reunião é de autoria do deputado Rogério Correia (PT). O foco, segundo ele, é discutir a importância do assistente social na mediação das demandas sociais nas escolas. "Vamos debater a inserção do assistente social nas escolas mineiras, além de tratar do papel do serviço social e dos direitos sociais da criança e do adolescente nas escolas", afirmou o deputado.

Educação inclusiva é uma estratégia de reestruturação do sistema regular de ensino, de forma a adaptá-lo às necessidades específicas de todos os alunos, sejam eles estudantes com deficiência física ou mental, transtornos globais de desenvolvimento ou crianças superdotadas. Essa política procura absorver a educação especial, sem permitir a segregação de alunos com necessidades especiais em turmas específicas.

De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e Desenvolvimento, realizado em 1998, na Índia, um sistema educacional inclusivo faz parte de uma estratégia mais abrangente para promoção de uma sociedade inclusiva. Entre outros pontos, deve permitir que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças, independente de idade, sexo, etnia, língua, deficiência, classe social ou estado de saúde.

Convidados - Estão convidados para a audiência pública a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Cristina Rocha; o presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (Cress) - 6ª Região, Leonardo David Rosa Reis; o presidente interino do Crees - 6ª Região, Jefferson Pinto Batista; a conselheira federal de Serviço Social do CFESS - Brasília (DF), Alessandra Ribeiro de Souza; o professor da Universidade Federal de Alagoas Ivo Tonet; e a chefe do Serviço Social de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Limeira (SP), Maria Helvira Arantes Andrade Hansen Martins.