Deputados podem voltar a Mariana, na Região Central, para verificar condições de segurança em barragem

Questões trabalhistas em barragens devem motivar audiência

Comissão aprovou também requerimentos para discutir as perspectivas da engenharia pública em Minas Gerais.

29/06/2016 - 19:22

A situação dos trabalhadores em barragens do Estado deverá ser discutida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em reunião nesta quarta-feira (29/6/16), a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social aprovou requerimentos sobre o tema. Um deles, de autoria do presidente da comissão, Celinho do Sinttrocel, e do deputado Geraldo Pimenta, ambos do PCdoB, requer visita à obra de limpeza e contenção na barragem de Germano, em Mariana (Região Central do Estado), para verificar as condições de trabalho e de segurança no local.

Os dois parlamentares também querem discutir, em audiência, a participação de representantes dos trabalhadores e das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na fundação criada para gerir o processo de reparação dos impactos causados pela tragédia. E solicitaram, ainda, a realização de um fórum técnico sobre o setor minerário no Estado.

Celinho também quer debater as questões trabalhistas e sindicais nas barragens do Estado e realizar reunião conjunta com a Comissão Extraordinária das Barragens para discutir os encaminhamentos cabíveis relativos a essas questões trabalhistas. As barragens também foram o tema de vários requerimentos com pedidos de informações e de providência.

O parlamentar teve vários outros requerimentos de audiência aprovados, para discutir temas como a implementação do aparelho locomotor multifuncional (Up Rose) no tratamento de reabilitação de pessoas com deficiência, as condições dos empregados da Empresa Minas Gerais e Serviços SA e demissões na Cemig, entre outros.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) também teve aprovado requerimento sobre demissões de funcionários concursados da empresa Águas Mineiras de Minas Gerais, subsidiária da Copasa, em Cambuquira, Caxambu e Lambari, no Sul de Minas.

Engenharia – A engenharia pública em Minas foi objeto de dois requerimentos. O primeiro, de Celinho do Sinttrocel, prevê audiência sobre as perspectivas da profissão e sua importância. O segundo, do deputado Dirceu Ribeiro (PHS) propõe debate conjunto com as Comissões de Administração Pública, de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Desenvolvimento Econômico sobre a situação dos engenheiros públicos e também dos arquitetos, geólogos e geógrafos, que reivindicam valorização salarial e profissional.

Outras categorias de trabalhadores também deverão ser temas de debates. O deputado Antônio Jorge (PPS) propôs audiência para debater questões relacionadas ao pagamento do piso salarial profissional, ao plano de carreira e os direitos trabalhistas dos agentes comunitários de saúde; Antônio Carlos Arantes (PSDB) teve aprovada audiência conjunta com a Comissão de Desenvolvimento Econômico sobre a contribuição do cooperativismo para mitigar o aumento do desemprego em Minas Gerais.

Já Rogério Correia (PT) pretende debater a precarização do trabalhador assalariado rural e a violação de direitos coletivos dos trabalhadores rurais, bem como apurar denúncias de trabalho em condições precárias, especialmente nas regiões mineiras produtoras de café.

Consulte o resultado da reunião.