Comissão de Participação Popular quer se reunir com Direitos Humanos para tratar do tema

Duas comissões devem debater desocupações em BH

Requerimento aprovado cita famílias desalojadas nas regiões de Venda Nova e Noroeste, na Capital.

23/06/2016 - 14:34

As três desocupações de áreas do município de Belo Horizonte, realizadas entre os dias 15 e 20 de junho, motivaram audiência pública conjunta de duas comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão de Participação Popular aprovou, nesta quinta-feira (23/6/16), requerimento de reunião conjunta com a Comissão de Direitos Humanos, a fim de debater o conflito e buscar uma solução para as famílias que estão desabrigadas.

No dia 20, foram retirados os moradores das ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira, na Região de Venda Nova, e no dia 15, aconteceu a desocupação de um terreno no bairro Filadélfia, na Região Noroeste da Capital. O requerimento para avaliar a questão é de autoria da deputada Marília Campos (PT) e dos deputados Geraldo Pimenta (PCdoB), Doutor Jean Freire (PT), Cristiano Silveira (PT) e Bosco (PTdoB).

Após a aprovação do requerimento, a presidente da Comissão de Participação Popular, deputada Marília Campos, elogiou a intervenção do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), para viabilizar novas negociações relativas aos integrantes da Ocupação William Rosa, no município de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que também foram obrigados a deixar o local.

Segundo a deputada, as famílias ocupam o terreno da Ceasa há três anos. Com a intervenção da Assembleia, nova mesa de negociação foi marcada para o dia 11 de julho.

O deputado Bosco também elogiou a iniciativa do presidente da Assembleia e disse ainda ter ficado comovido com o relato das famílias das três ocupações de Belo Horizonte, que participaram de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, na quarta (22). Já o deputado Doutor Jean Freire criticou a Prefeitura de Belo Horizonte por não atender os convites da ALMG para audiências públicas.

Consulte o resultado da reunião.