Obras da BR-381 serão tema de audiência
Comissões vão discutir andamento e custos das obras, assim como possíveis problemas com o projeto em execução.
17/06/2016 - 14:40A duplicação, as desapropriações e a evolução das obras da rodovia BR-381 serão tema de audiência pública das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo deputado Wander Borges (PSB), será na próxima terça-feira (21/6/16), às 15h15, no Auditório.
Segundo o autor do requerimento, há informações de que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) iria reiniciar a obra por terem sido detectados problemas no projeto atual. O parlamentar ressalta, porém, que o projeto, objeto de várias promessas eleitorais em 2014, tem sido discutido desde 2003.
Wander Borges informou que um dos objetivos do debate é entender como foram gastos os recursos já investidos, estimados, segundo ele, entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões, no que diz respeito à elaboração dos projetos.
“Na verdade, ninguém mais sabe o que está acontecendo na duplicação da BR-381. Ninguém mais sabe quanto custa ou quanto vai custar. Em um grande trecho, as obras estão paradas, incluindo locais com terraplenagem concluída e que não foram asfaltados. Mas o que conseguimos ver, quase todo dia, é um acidente. É raro o dia no qual não perdemos uma vida no trecho da BR-381”, lamentou Wander Borges.
O parlamentar, que lembrou a importância da rodovia para o turismo e a economia do Estado, também pretende discutir questões sobre garantias da execução de medidas preventivas, de minimização e compensação dos inevitáveis impactos ambientais.
Convidados – Foram convidados para a reunião o presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Aroldo Cedraz de Oliveira; o deputado Federal Tenente Lúcio, o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dnit) no Estado de Minas Gerais, Fabiano Martins Cunha; o procurador-chefe da República em Minas Gerais, Bruno Nominato de Oliveira; o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Regional Vale do Aço, Luciano José de Araújo; o consultor técnico da Empresa Veras Consultoria, Cláudio Veras; o diretor da Engesur - Consultoria e Estudos Técnicos Ltda, Francisco José Robalinho; o gerente jurídico da Construtora Brasil, João Andrade Rezende; o gerente jurídico da Empresa Isolux Corsán S.A., Ricardo Arruda.