Debate quer garantir ensino fundamental em escola da capita

Instituição na região noroeste de Belo Horizonte teria perdido 7º, 8º e 9º períodos em administração anterior.

17/06/2016 - 11:39

A remoção dos 7º, 8º e 9º períodos do ensino fundamental da Escola Estadual Cândida Cabral, em Belo Horizonte, será discutida em audiência pública na próxima segunda-feira (20/6/16). Os períodos teriam sido retirados pela administração anterior e o deputado Fred Costa (PEN), autor do requerimento, disse ter sido procurado por professores para debater a possibilidade de retorno das séries. A reunião será realizada pelas comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na escola (Rua Frei Luiz de Souza, 481, bairro Alto dos Pinheiros), às 19 horas.

O parlamentar ressaltou a importância de retomar a grade curricular completa da instituição. “A Escola Estadual Cândida Cabral se destaca na Região Noroeste de Belo Horizonte pelo brilhante trabalho realizado com crianças, jovens e adultos, inclusive para aqueles com necessidades especiais e em situação de risco. Diante disto, a discussão é vital para a educação na capital”, disse.

Fred Costa também pretende solicitar, ao lado de outros funcionários da escola e alguns alunos, a permanência de oito professores, que seriam afastados pela Secretaria de Estado de Saúde. Estes profissionais foram integrados em sistema de adjunção para ajudar no reforço escolar para alunos especiais, em situação de risco ou com déficit de atenção e de aprendizado. Atualmente, a instituição atende 65 alunos que se enquadram nessas categorias e possui uma lista de espera de outras 84 crianças com estas dificuldades.

Convidados - Foram chamados para o encontro a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; a coordenadora da Promotoria de Defesa da Educação (Ministério Público de Minas Gerais), promotora Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick; a chefe de gabinete da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Luciana Leão Lara; a assessora pedagógica da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B da Secretaria de Estado de Educação, Silvana Santos; o diretor e presidente do Colegiado da Escola Estadual Cândida Cabral, Alan Cardeque Soares Gonçalves; o presidente do Conselho Tutelar da Região Noroeste, Rosimeire Pinto da Silva; o presidente da Associação de Moradores e Amigos dos Bairros João Pinheiro e Alto dos Pinheiros, Arnaldo Átila de Moura.