Deputados querem avaliar os desdobramentos da reunião realizada pela comissão no dia 5 de abril

Comissão debate criminalidade em Itamarandiba

O assunto já foi discutido em abril e agora deputados querem conhecer os resultados já alcançados após reunião.

14/06/2016 - 14:29

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer acompanhar os desdobramentos e os resultados alcançados após uma reunião realizada no dia 5 de abril e que debateu o combate à criminalidade e à violência em Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha). A nova reunião está marcada para esta quarta-feira (15/6/16), às 14h15, no Plenarinho IV e foi requerida pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT).

Na ocasião da audiência, o aumento do efetivo das Polícias Militar e Civil, a transferência da gestão da cadeia pública para a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) e a transformação do Pelotão de Polícia Militar do município em companhia independente foram algumas das demandas apresentadas pelas autoridades locais. A alteração do plantão regionalizado também foi abordada, uma vez que os policiais de Itamarandiba precisam se deslocar até Capelinha, na mesma região, cidade sede do plantão.

Violência - Na reunião, o prefeito de Itamarandiba, Erildo do Espirito Santo Gomes, salientou que, há mais de 10 anos, o aumento da criminalidade local já é debatido e que, com o passar do tempo, a violência foi aumentando.

Ele também justificou a necessidade de uma atenção especial ao município, ao afirmar que Itamarandiba tem cerca de 34 mil habitantes e é um município extenso, com cerca de três mil quilômetros quadrados de área, o equivalente a quase 15 cidades do Sul de Minas.

O comandante da 14ª Região da Polícia Militar, coronel Elton Romualdo de Araújo, reconheceu que Itamarandiba inspira muitos cuidados e enfatizou que a criminalidade no município envolve, sobretudo, menores de idade.

No requerimento para a reunião desta quarta (15), o deputado Sargento Rodrigues destacou a operação realizada pela Polícia Militar e Civil, com apoio dos representantes do Poder Judiciário e Ministério Público locais, denominada Operação Calcário da Morte 2, que resultou no cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão domiciliar, 31 mandados de prisão preventiva e quatro mandados de internação provisória de adolescentes. O parlamentar ainda destacou que, na oportunidade, serão entregues respectivas manifestações de congratulação aos responsáveis pela ação.

Convidados - Foram convidados o diretor do Fórum Dr. Joaquim Felício dos Santos, em Diamantina (Região Central do Estado), juiz Neanderson Martins Ramos; o comandante do 42º Batalhão de Polícia Militar - 14ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, de Curvelo (Região Central do Estado), Cel.PM Elton Romualdo Araújo; o delegado Regional de Polícia Civil de Capelinha (Vale do Jequitinhonha/Mucuri), Thiago Rocha Ferreira; e os promotores de Justiça de Itamarandiba, Diego Espíndola Sanches e José Olegário de Oliveira.