Estado de Israel será homenageado pela Assembleia
Reunião Especial de Plenário vai reverenciar o país, cuja proclamação de independência ocorreu em 14 de maio de 1948.
03/06/2016 - 12:00 - Atualizado em 03/06/2016 - 16:05O Dia da Independência do Estado de Israel será comemorado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Reunião Especial de Plenário nesta segunda-feira (6/6/16), às 20 horas. De acordo com o deputado João Leite (PSDB), autor do requerimento, quase 30% dos ganhadores do Prêmio Nobel são de origem judaica. “Israel é uma nação de cultura milenar, estabelecida como país há apenas 68 anos, sob princípios inspirados no próprio Deus, com a qual temos aprendido muito”, frisou.
A proclamação da independência do Estado de Israel aconteceu no dia 14 de maio de 1948 e, desde então, o país precisou lutar em diversas guerras para manter sua autonomia. Em menos de 24 horas após se tornarem independente, os judeus se viram obrigados a lutar contra países que não reconheciam o Estado de Israel. A Guerra de Independência, como foi conhecida, durou 15 meses e custou a vida de quase 1% da população judaica na época.
Com o fim da guerra, Israel começou a ser reconstruído, atraindo de volta milhares de judeus espalhados pelo mundo. Somente em 1951, Israel recebeu 687 mil homens, mulheres e crianças, duplicando sua população. Segundo o site da Embaixada de Israel, em 2010 a população do país era de 7,5 milhões de habitantes.
Atualmente, Israel é um dos países de economia forte no mundo. Entre 2006 e 2007, o Produto Interno Bruto (PIB) do país chegou a 5,1%. Entre os setores que se destacam estão a agricultura e a agrotecnologia, a irrigação, a energia solar, além da alta tecnologia, incluindo software, comunicações, biotecnologia, produtos farmacêuticos e nanotecnologia.
Durante o evento, o presidente da Federação Israelita de Minas Gerais (Fisemg), Salvador Ohana, receberá uma placa em alusão à homenagem.