ALMG recebe mostra da Orquestra Filarmônica de Minas
Exposição Música sem Mistério, que pretende desmistificar a música clássica, está aberta de segunda (6) a sexta (10).
01/06/2016 - 12:03 - Atualizado em 06/06/2016 - 11:48A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) oferece uma série de espaços culturais ocupados com programação diversificada ao longo do ano. O destaque deste mês de junho é a exposição Música sem Mistério, criada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que estará na Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema desta segunda-feira (6/6/16) até sexta (10), das 8 às 18 horas.
São dez painéis expositivos, compostos de textos, fotos e vídeos, que pretendem aproximar o público do universo da música clássica. O objetivo da mostra, realizada pelo Instituto Cultural Filarmônica e pelo Governo de Minas Gerais, é pôr fim à ideia de que a música orquestral é uma arte para iniciados.
O público poderá conhecer mais sobre o compositor Beethoven; a Sala Minas Gerais, sede da Filarmônica construída especificamente para a música sinfônica; os instrumentos que compõem uma orquestra; a música de câmara; e a arquitetura da música.
A exposição tem sido levada a locais de grande fluxo de pessoas, como o Aeroporto Internacional de Confins (2015), a Cidade Administrativa (2016) e o Centro Cultural Usiminas (2013), em Ipatinga.
Orquestra - Criada em 2008, a Filarmônica, com direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, já realizou 554 concertos, com a execução de 915 obras de 77 compositores brasileiros e 150 estrangeiros, para mais de 709 mil pessoas.
O corpo artístico é formado por 92 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Oceania e Américas Central e do Norte. O grupo desenvolve, também, diversos programas dedicados à democratização do acesso à música clássica.
Galeria - A Galeria de Arte da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.