Genética de bovinos é tema de debate em Carmo do Rio Claro
Audiência pública está marcada para esta segunda-feira (30), às 13 horas, no auditório do Grêmio Esporte Clube.
25/05/2016 - 11:40O município de Carmo do Rio Claro (Sul de Minas) recebe, nesta segunda-feira (30/5/16), audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa Minas Gerais (ALMG). A atividade foi solicitada pelo deputado Emidinho Madeira (PSB) e tem o objetivo de debater o programa Pró-Genética - Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais. A reunião acontece no Grêmio Esporte Clube (Praça Dona Maria Duarte, 200, Centro), às 13 horas.
De acordo com o parlamentar, o programa, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater, Ima, Epamig, ABCZ e Girolando, visa a contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor de leite. “A audiência é um espaço público oficial de discussão, em que os produtores terão espaço para levar suas reivindicações”, frisou.
O presidente da Girolando, Jônadan Ma, ressalta que a audiência terá impacto na expansão da atividade leiteira em Minas Gerais. Defende, ainda, a importância do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando e o Pró-Genética/Pró-Fêmeas, de modo que sejam disponibilizados aos pequenos produtores de leite da região e aumente, assim, a produtividade e a renda ao produtor.
Convidados – Foram convidados o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o prefeito de Carmo do Rio Claro, Sebastião César Lemes; o presidente da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, Wilber Pitol Moura; o gerente regional da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Passos, Frederico Ozanam de Souza; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Girolando, Jônatan Hsuan Min Ma; o zootecnista da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Edson Simielli Filho; e o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque.