Ao microfone, o ex-deputado Geraldo Santanna, no Salão Nobre da Assembleia, em 2003 - Arquivo

Memória & Poder entrevista ex-deputado Geraldo Santanna

Personagem do programa da TV Assembleia tem 90 anos de idade e mais de 70 de vida pública.

24/05/2016 - 14:14

Com mais de 70 anos de vida pública e tendo convivido com os principais políticos mineiros entre as décadas de 1940 e 1990, o ex-deputado Geraldo Santanna é personagem do programa Memória & Poder, que estreia neste sábado (28/5/16), às 20 horas, na TV Asssembleia.

Assista aos últimos vídeos do programa Memória & Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Natural de Salinas, no Norte de Minas, Geraldo Santanna, hoje com 90 anos, começou a carreira política como vereador, fazendo oposição a principal liderança da região no início do século XX, coronel Idalino Ribeiro. “Foi um homem de grandes feitos, mas que também causou muito atraso para a região. Aos poucos, fui despertado para as injustiças causadas pelo coronel Idalino e minha voz começou a ser ouvida”, conta.

O ex-deputado assumiu postos de influência nos governos Bias Fortes e Clóvis Salgado, antes de assumir a prefeitura de Salinas, no fim dos anos 50. Ao término do mandato, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. "Convivi com as principais figuras políticas do Estado: Clóvis Salgado, Bias Fortes, Magalhães Pinto, Tancredo Neves. Uma escola de políticos que não temos mais hoje em dia".

Também foi integrante do primeiro governo Hélio Garcia e secretário de Minas e Energia no governo Newton Cardoso. “Foi no governo do Newton que assumi um dos principais desafios da minha carreira, a presidência da Cemig. Dirigir a empresa não é tarefa para qualquer pessoa. É um cargo de muita responsabilidade”.

Em 1991 e 1995 foi eleito para mais dois mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “No Legislativo, tive papel importante nas comissões, mas o meu perfil sempre foi de um político de bastidor, e sempre ligado ao Executivo”.

Sobre o cenário atual da política, Geraldo Santanna se mostra pessimista. “No meu tempo, a política era para servir a coisa pública, hoje, a maioria busca a política para se beneficiar pessoalmente”.

Reprises - O programa Memória & Poder tem reprises no domingo (29), às 15h30, e na segunda-feira (30), à meia-noite.