Irregularidade em presídio de Nova Serrana gera novo debate

Tema foi tratado em audiência no dia 19/4, quando foram apresentadas denúncias de assédio por agentes penitenciários.

13/05/2016 - 12:22

Denúncias de irregularidades e ilegalidades praticadas pelo diretor-geral do Presídio de Nova Serrana (Centro-Oeste), Gilmar Oliveira da Silva, e pelo diretor de Segurança, Wellington Marques da Costa, foram discutidas em audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 19 de abril. A reunião, que durou mais de quatro horas, definiu uma série de pedidos de providência a órgãos do Estado. E é com o intuito de continuar o debate sobre esta situação, que a comissão realiza nova reunião nesta quarta-feira (18/5/16), às 14h30, no Plenarinho III. A solicitação é do presidente, deputado Sargento Rodrigues (PDT), e do deputado Cabo Júlio (PMDB).

Na ocasião, os agentes denunciaram o diretor do Presídio por improbidade administrativa, por fazer uso indevido de viaturas para fins particulares e usar imóvel, antes destinado a abrigar parte da administração da unidade, como sua residência. Além disso, denunciaram atos de abuso de autoridade e assédio moral, praticados contra os agentes de segurança penitenciários. Alguns deles teriam sido, inclusive, afastados de suas atividades por dispensa médico-psicológica.

Convidados – Para a reunião, a comissão convidou o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o promotor de justiça da Comarca de Nova Serrana, Leandro Wili; o promotor de justiça da Comarca de Nova Serrana, Henrique Otero Costa; o promotor de justiça da Comarca de Nova Serrana, Alderico de Carvalho Júnior; o delegado regional de Polícia Civil em Nova Serrana, Felipe Costa Marques de Freitas; o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais (Sindasp), Adeilton de Souza Rocha; e o presidente da União Mineira dos Agentes de Segurança Prisional do Estado de Minas Gerais (Unimasp), Ronan Rodrigues.

Foram convidados, também, os agentes e as agentes penitenciárias de Bom Despacho (Centro-Oeste), Fabricio de Moura, Washington Luis Mathias Corsino Dornellas, Alberto Domingos Gonçalves, Felipe Leandro Costa, Antonio Francisco Campos, Flávia de Fátima Tavares Campos, Marcelo Alvaro Teixeira, Marcone Leandro Ramos, Júlio César Síncero, Karyne Gomes Pinheiro Moura, Lusmarina Soares Oliveira.

Foi convocada, ainda, a corregedora da Secretaria de Estado de Defesa Social, Katiúscia Fagundes Fernandes.