Autoridades estaduais e políticos prestigiaram a solenidade no Plenário da ALMG
Em junho deste ano, Pedro Bitencourt encerra seu mandato como presidente do TJMG

Pedro Bitencourt recebe título de cidadão honorário de Minas

Homenagem foi concedida na noite desta segunda-feira (9), no Plenário da Assembleia Legislativa.

10/05/2016 - 11:06 - Atualizado em 10/05/2016 - 12:00

Em uma solenidade prestigiada por autoridades estaduais e políticos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, na noite desta segunda-feira (9/5/16), Reunião Especial de Plenário para entrega do título de cidadão honorário de Minas Gerais ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes. A homenagem, solicitada pelo deputado Bonifácio Mourão (PSDB), foi comandada pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Em seu discurso, Pedro Bitencourt ressaltou que a homenagem é um marco em sua vida e lembrou que grande parte de sua família reside ou é natural do Estado. “Vale lembrar que a afeição por Minas Gerais vem de longe, poderia dizer até que me precede. Minha mãe nasceu nesta Capital. Não pode haver apelo mais forte que este: os vínculos maternos”, disse o homenageado. “Recebo o título de cidadão honorário de Minas com profunda gratidão. Penso até que o título só vem confirmar o sentimento que tenho por este Estado e por sua gente”, completou Pedro Bitencourt.

E, para ele, esse sentimento se resume à sua história com o Estado: “O melhor lugar para se viver é aquele em que você tem uma história – história pessoal, familiar, profissional; vínculos, afetos, amizades, desafios. É aquele lugar em que você planta e colhe. É também o lugar em que algumas sementes não se transformaram na árvore com que sonhou. Mas você não desiste e começa a semear novamente, porque sabe que ali é o lugar de ser, de fazer, de conviver. Minas Gerais significa isto pra mim: lugar de muitos nomes, de muito trabalho, de muitos amigos e de muitos sonhos”.

O deputado Bonifácio Mourão ressaltou que o trabalho profissional de Pedro Bitencourt no Ministério Público e no TJMG foi preponderante para a concessão da cidadania honorária de Minas. “Esteja vossa Excelência certo de que Minas Gerais somente chama de filhos aqueles que merecem. O senhor está entre aqueles que nossa gente, com sua proverbial sabedoria, chama de 'os homens de bem'”, concluiu o parlamentar. Em resposta, Pedro Bitencourt disse que o título só vem confirmar seu pertencimento ao Estado, no qual considera ter construído com devoção e entusiasmo sua história de vida e carreira de magistrado. Em junho, ele encerra seu mandato como presidente do TJMG. 

Ao final da reunião, Adalclever Lopes disse que a ALMG sente-se homenageada em conceder este título e acrescentou uma frase de D. Helder Câmara, cantada por Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é somente um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade”. E completou: “É isso que esperamos de V. Exa., sonhar conosco, com uma Minas e com um Brasil melhores. Em nome do Parlamento mineiro, desejo-lhe muitas felicidades e, como bom mineiro, que o senhor venha sempre compartilhar conosco, contar os casos na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais”.