Pedro Bitencourt recebe título de cidadão honorário de Minas
Homenagem foi concedida na noite desta segunda-feira (9), no Plenário da Assembleia Legislativa.
10/05/2016 - 11:06 - Atualizado em 10/05/2016 - 12:00Em uma solenidade prestigiada por autoridades estaduais e políticos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, na noite desta segunda-feira (9/5/16), Reunião Especial de Plenário para entrega do título de cidadão honorário de Minas Gerais ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes. A homenagem, solicitada pelo deputado Bonifácio Mourão (PSDB), foi comandada pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).
Em seu discurso, Pedro Bitencourt ressaltou que a homenagem é um marco em sua vida e lembrou que grande parte de sua família reside ou é natural do Estado. “Vale lembrar que a afeição por Minas Gerais vem de longe, poderia dizer até que me precede. Minha mãe nasceu nesta Capital. Não pode haver apelo mais forte que este: os vínculos maternos”, disse o homenageado. “Recebo o título de cidadão honorário de Minas com profunda gratidão. Penso até que o título só vem confirmar o sentimento que tenho por este Estado e por sua gente”, completou Pedro Bitencourt.
E, para ele, esse sentimento se resume à sua história com o Estado: “O melhor lugar para se viver é aquele em que você tem uma história – história pessoal, familiar, profissional; vínculos, afetos, amizades, desafios. É aquele lugar em que você planta e colhe. É também o lugar em que algumas sementes não se transformaram na árvore com que sonhou. Mas você não desiste e começa a semear novamente, porque sabe que ali é o lugar de ser, de fazer, de conviver. Minas Gerais significa isto pra mim: lugar de muitos nomes, de muito trabalho, de muitos amigos e de muitos sonhos”.
O deputado Bonifácio Mourão ressaltou que o trabalho profissional de Pedro Bitencourt no Ministério Público e no TJMG foi preponderante para a concessão da cidadania honorária de Minas. “Esteja vossa Excelência certo de que Minas Gerais somente chama de filhos aqueles que merecem. O senhor está entre aqueles que nossa gente, com sua proverbial sabedoria, chama de 'os homens de bem'”, concluiu o parlamentar. Em resposta, Pedro Bitencourt disse que o título só vem confirmar seu pertencimento ao Estado, no qual considera ter construído com devoção e entusiasmo sua história de vida e carreira de magistrado. Em junho, ele encerra seu mandato como presidente do TJMG.
Ao final da reunião, Adalclever Lopes disse que a ALMG sente-se homenageada em conceder este título e acrescentou uma frase de D. Helder Câmara, cantada por Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é somente um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade”. E completou: “É isso que esperamos de V. Exa., sonhar conosco, com uma Minas e com um Brasil melhores. Em nome do Parlamento mineiro, desejo-lhe muitas felicidades e, como bom mineiro, que o senhor venha sempre compartilhar conosco, contar os casos na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais”.