Os deputados querem avaliar o desenvolvimento do agronegócio e os riscos às atividades rurais

Audiências públicas, visitas e debate aprovados em comissão

O desenvolvimento do agronegócio, a segurança no campo e a lei ambiental para atividade rural estão entre os temas.

27/04/2016 - 17:34

Oito audiências públicas, três visitas e um debate público foram aprovados, na tarde desta quarta-feira (27/4/16), pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Todos os requerimentos foram assinados pelo presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino (PPS), e pelos deputados Emidinho Madeira (PSB), Inácio Franco (PV), Nozinho (PDT), Rogério Correia (PT) e Antônio Carlos Arantes (PSDB).

A comissão quer realizar reuniões nos municípios de Bambuí, Bom Despacho e Itaúna, todos no Centro-Oeste de Minas, para debater os avanços e desafios do agronegócio e a segurança no campo. Em Bom Despacho, eles também pretendem conhecer a Escola de Veterinária da Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac). Outro assunto que deve ser discutido em reunião é a revisão da Lei 19.476, de 2011, que dispõe sobre a habilitação sanitária de estabelecimento agroindustrial rual de pequeno porte. A regularidade ambiental na reserva de água e agricultura irrigada é tema de outra audiência pública aprovada.

O desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais será o tema de reunião a ser realizada em Uberaba (Triângulo Mineiro), durante a ExpoZebu 2016, que ocorre de 30 de abril a 7 de maio. Outra audiência terá como foco a assistência técnica e a extenção rural, além da situação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e os resultados da 2ª Conferência Estadual de Ater (Ceater), realizada pelo Executivo em 2016. Por fim, os deputados pretendem debater a produção leiteira no Estado, durante a feira Megaleite, a ser realizada de 21 a 26 de junho, em Belo Horizonte.

Visitas – Outras duas visitas foram aprovadas pela comissão. Os parlamentares devem ir à Extrema (Sul de Minas), para conhecer a experiência do município com o Projeto Conservador das Águas, pioneira na regulação e aplicação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Também querem conhecer, em Medeiros (Centro-Oeste de Minas), o Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal e queijarias da região.

Debate público - Também foi aprovada a realização de um debate público, para discutir a segurança pública no campo e as ameaças à população e às atividades rurais em Minas Gerais.

Consulte o resultado da reunião.