Assembleia lança obras em homenagem aos inconfidentes
Nesta quarta (27), acontece lançamento da terceira edição dos Autos de Devassa e inauguração do painel Tiradentes.
20/04/2016 - 15:12 A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inaugura, nesta quarta-feira (27/4/16), reprodução do painel Tiradentes, de Candido Portinari, e lança nova edição dos Autos de Devassa da Inconfidência Mineira. O evento, que ocorre no contexto das comemorações da Inconfidência Mineira e do Dia de Tiradentes (21 de abril), será às 19 horas, no Salão Nobre e no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
A nova edição dos Autos de Devassa, impressa em parceria com a Imprensa Oficial de Minas Gerais, é a reprodução de um manuscrito original do século XVIII, que contém as fases do processo judicial movido pela Coroa Portuguesa contra Tiradentes e os demais inconfidentes, que resultou na condenação à morte de Tiradentes. Essa é a terceira vez que os Autos são publicados: a primeira ocorreu na década de 1930, pela Biblioteca Nacional, e a segunda na década de 1970, também pela Imprensa Oficial mineira, em parceria com a Câmara dos Deputados.
A publicação integra o Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil, coordenado pelo deputado Lafayette de Andrada (PSD). O programa tem por objetivo a publicação de obras de valor histórico e cultural que possam contribuir para a compreensão do desenvolvimento político e social de Minas Gerais e do Brasil. Os Autos de Devassa também estão disponíveis em versão digital, em site criado pela Imprensa Oficial, em 2015.
Painel – O painel Tiradentes, considerado uma das principais obras de Portinari, foi originalmente encomendado para o saguão de entrada do Colégio Cataguases, projetado por Oscar Niemeyer na cidade mineira de mesmo nome, na Zona da Mata. A obra foi comprada pelo Governo de São Paulo e encontra-se atualmente no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). Composta por três telas justapostas, a pintura retrata acontecimentos da Inconfidência Mineira e do julgamento dos inconfidentes.
A reprodução digital da Assembleia ficará exposta em frente ao Salão Nobre, no tamanho 11x1,92 m, mantendo a proporção do formato original (17,67x3,09 m). A impressão digital é em vinil adesivo aplicado sobre placa de PVC.