Comissão debaterá aumento de acidentes de trabalho em Minas

A reunião acontecerá no Centro de Convenções de Mariana e discutirá os acidentes de trabalho no Estado.

20/04/2016 - 11:55 - Atualizado em 20/04/2016 - 17:19

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública em Mariana (Região Central do Estado) em razão ao dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes de Trabalho. A reunião, com a finalidade de debater os acidentes de trabalho em Minas, acontecerá na quinta-feira (28/4/16), às 10 horas, no Centro de Convenções, na Praça Juscelino Kubitschek, s/n°, Centro. A audiência atende o requerimento dos deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Doutor Jean Freire (PT), Geraldo Pimenta (PDT), Rogério Correia (PT) e da deputada Marília Campos (PT).

Para o deputado Celinho do Sinttrocel, presidente da comissão, o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, aumentou as estatísticas de acidentes de trabalho no Estado e, na audiência, será discutido como diminuir este número. “Queremos levar a Comissão do Trabalho para Mariana para debater e buscar, juntamente com o Ministério do Trabalho, Ministério Público e todos os órgãos envolvidos, uma maneira de evitar o aumento desenfreado deste tipo de acidentes”.

De acordo com o site do Ministério do Trabalho e Previdência Social, são registrados, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, desde 2010. Segundo o último dado disponível, em 2014 foram registrados 704,1 mil casos, com 2.783 mil óbitos. 

Convidados – Foram convidados o prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior; a coordenadora do Fórum Sindical e Popular de Saúde do Trabalhador e diretora de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Marta de Freitas; o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Ubirajara Alves de Freitas; o procurador do Trabalho, Geraldo Emediato de Souza; o diretor-presidente da Samarco Mineração S.A., Roberto Lúcio Nunes de Carvalho; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais – Siticop, José Antônio da Cruz.