Apaes do Triângulo Mineiro serão tema de reunião
Unidades da região estariam enfrentando muitos problemas. Audiência será nesta terça (19), às 15h30, no Auditório.
15/04/2016 - 14:23 - Atualizado em 15/04/2016 - 17:58A situação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Triângulo Mineiro será debatida em audiência pública que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima terça-feira (19/4/16), às 15h30, no Auditório. De acordo com um dos autores do requerimento para a reunião, deputado Arnaldo Silva (PR), o objetivo é estabelecer um diálogo entre as unidades da região, que estariam enfrentando muitos problemas, e os representantes do Estado.
“Somente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba existem cerca de 55 Apaes que prestam assistência diária a várias pessoas. Muitas famílias contam exclusivamente com o trabalho que é realizado por essas entidades e são vários os problemas que essas associações estão enfrentando. O momento é dar voz a todas elas”, afirmou o parlamentar. O deputado Elismar Prado (sem partido) também assinou o requerimento para a reunião.
A entidade - De acordo com o site da Federação Nacional das Apaes, essas entidades se dedicam à promoção e à defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência - prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla - bem como à sua inclusão social. Ainda segundo o site, atualmente, o movimento apaeano congrega mais de 2.100 Apaes em todo o País, que propiciam a atenção integral a cerca de 250 mil pessoas com deficiência.
Convidados - Foram convidados o deputado federal presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, Aelton Freitas (PR-MG); a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; o coordenador de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, David Mello de Jesus; o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; o presidente da Apae de Governador Valadares e do Conselho das Apaes dos Vales do Aço e Rio Doce, Rogério Morais do Nascimento; e o presidente da Apae de Frutal, Cleber Petersen.