Situação das mulheres na agricultura familiar motiva reunião
Audiência pública na Assembleia, na terça (19), às 9h30, vai debater os problemas e as perspectivas para o setor.
15/04/2016 - 14:18Discutir a situação das mulheres que atuam na cadeia de produção da agricultura familiar no Estado é o objetivo de uma reunião que será promovida pela Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública será na terça-feira (19/4/16), às 9h30, no Plenarinho IV. Os autores do pedido para a reunião foram as deputadas Rosângela Reis (Pros) e Geisa Teixeira (PT), além do deputado Carlos Pimenta (PDT).
"A presença da mulher na agricultura familiar chega a ser majoritária com relação aos homens. Temos sérios problemas ligados à mulher do campo, principalmente a falta de atenção à saúde e de prevenção de doenças. A reunião vai discutir toda a problemática da mulher nesse contexto especial e diferente, em que ela nem sempre é respeitada nos seus direitos fundamentais", explicou a deputada Geisa Teixeira.
Segundo a presidenta da Comissão Extraordinária das Mulheres e da Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura Familiar, deputada Rosângela Reis, a ideia é, diante das dificuldades e dos desafios, debater também as perspectivas para o setor.
Para o deputado Carlos Pimenta, o tema precisa ser “muito bem discutido”. Em sua opinião, o Estado tem que criar ações efetivas que possam valorizar as produtoras rurais. “A agricultura familiar é incipiente, muito ainda sem apoio. É necessário que os produtos cheguem diretamente ao consumidor, sem que haja atravessadores”, ressaltou.
Convidados – Foram convidados a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Larissa Amorim Borges; o subsecretário de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Luiz Ronaldo Carvalho; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; a secretária executiva do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais, Tania Mara Mendes; e a secretária e articuladora politica da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado (Fetraf), Andreia Roseno.