Implantação de aterro em Ribeirão das Neves pauta reunião

Audiência pública será realizada nesta quinta-feira (14), às 14 horas, no Plenarinho IV.

13/04/2016 - 16:43

Debater a implantação e o funcionamento de aterro sanitário no município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse é o objetivo de audiência pública que será realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (14/4/16), às 14 horas, no Plenarinho IV. O requerimento é de autoria da deputada Marília Campos (PT).

Segundo a deputada, a audiência tem a finalidade de discutir a implementação do aterro em Ribeirão das Neves para que se conheça a situação a fundo. “A cidade já é muito sofrida, enfrenta sérios problemas de infraestrutura e não pode ser ainda mais penalizada do que já tem sido historicamente. Por isso é que queremos entender a dinâmica da implantação desse aterro e saber se tudo ocorre dentro das normas. Mais do que isso, temos que ver qual a contrapartida que a cidade receberia em face do aterro. Por isso é que queremos entender exatamente do que se trata", explicou.

A implantação de um aterro em Ribeirão das Neves tem causado polêmica, o que já chegou a ser noticiado pela imprensa. De acordo com notícias divulgadas, Neves receberia o lixo de mais de 40 municípios da região e moradores questionam qual seria o benefício disso para a cidade.

Convidados - Foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Sávio de Souza Cruz; a prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Corrêa Nogueira Cunha; o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, José Irineu de Resende; e a promotora de justiça, Giselle Ribeiro de Oliveira.

Também foram chamadas a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Flávia Mourão Parreira do Amaral; e a representante do Centro de Pesquisa de Intervenção de Ribeirão das Neves, Rosely Carlo.