Transporte público em Contagem será tema de audiência
A Comissão de Participação Popular vai ao município para debater os problemas com convidados.
08/04/2016 - 16:09A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na próxima terça-feira (12/4/16), para debater mobilidade urbana e melhorias no transporte público da chamada região Sede, uma das regiões administrativas do municípío. A audiência pública será às 19 horas, no Campestre Clube Yucca (Rua Coronel Augusto Camargos, 702 - Fonte Grande), a pedido da presidente da comissão, deputada Marília Campos (PT).
De acordo com a parlamentar, esse é um problema que afeta todas as regiões metropolitanas. Em Contagem, diz ela, a região Sede é a mais atingida. "A população da região tem procurado o gabinete com frequência e o mandato está empenhado em encontrar uma solução. Somente um transporte público integrado e de qualidade pode resolver essa situação", afirma a deputada.
O tema da mobilidade urbana tem sido debatido com frequência em diversas reuniões da Assembleia. Em novembro do ano passado, as Comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas se reuniram para discutir o transporte coletivo na RMBH, a requerimento da deputada Marília Campos. Na ocasião, deputados cobraram melhorias no transporte público da região e usuários reivindicaram alternativas ao transporte por ônibus, reclamando da baixa qualidade do serviço prestado. Antes disso, no início do mesmo ano, em outra audiência pública na Assembleia, já se constatava a insatisfação dos usuários do transporte coletivo na RMBH.
Desde então, segundo a deputada, tem sido feitas reuniões em várias cidades da RMBH, em que se constatou uma profunda insatisfação com o sistema de transporte. A insegurança, o preço das tarifas, os atrasos e o tempo de deslocamento gasto, e, ainda, o mau estado de conservação dos veículos são algumas das principais reclamações dos usuários.
Convidados - Foram convidados o subsecretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Renato Guimarães Ribeiro; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Célio Dantas de Brito; o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), Rodrigo Geraldo Tomáz; e o representante da Associação do Bairro Ouro Branco, Mario Guimarães Filho.