Deputados vão verificar estrutura de hospital da Capital
O Hospital Alberto Cavalcanti, referência no atendimento em oncologia, também teria ficado sem energia em fevereiro.
01/04/2016 - 11:46 - Atualizado em 01/04/2016 - 17:42A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar, nesta segunda-feira (4/4/16), às 15 horas, o Hospital Alberto Cavalcanti (Rua Camilo de Brito, 636, Padre Eustáquio), na Capital, para verificar as condições de infraestrutura e dos equipamentos necessários à manutenção dos atendimentos.
Os deputados Ricardo Faria (PCdoB) e Sargento Rodrigues (PDT), autores do requerimento para a visita, querem, ainda, averiguar informação de que o 2º andar da unidade hospitalar teria ficado sem fornecimento de energia elétrica no dia 12 de fevereiro.
Segundo Ricardo Faria, a instituição de saúde apresenta um currículo assistencial fundamental no setor de oncologia, porém padece de uma estrutura física para atender a demanda com qualidade. “O hospital precisa de mais investimentos para aquisição de novos equipamentos, como um acelerador linear que já está sendo pleiteado há algum tempo. Atualmente, a radioterapia funciona por meio de bomba de cobalto, correndo o risco de queimar os pacientes, fato que não poderia acontecer e nos preocupa profundamente”, avalia.
Além disso, segundo o deputado, o hospital necessita de valorização profissional, de um projeto de engenharia clínica para fazer a manutenção preventiva e corretiva e de um inventário do parque tecnológico, ou seja, um mapeamento de quais são os equipamentos que compõe a rede Fhemig.
Convidados – Foram convidados o procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o promotor de Justiça e coordenador do CAO-Saúde, Gilmar de Assis; o presidente da OAB/Secção MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Jorge Raimundo Nahas.