Reunião Especial homenageia 50 anos de fundação do PMDB
Cerimônia nesta segunda (4), no Plenário, inclui lançamento de três livros sobre peemedebistas históricos.
01/04/2016 - 17:35A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageia, nesta segunda-feira (4/4/16), os 50 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A ocasião será lembrada em uma Reunião Especial do Plenário, às 19 horas, atendendo a requerimento do deputado João Alberto (PMDB). “Atualmente, o PMDB é a maior instituição política brasileira, com cerca de 2,4 milhões de filiados. Respeito e democracia fizeram a grandeza desse partido, que sempre esteve ao lado do povo”, afirmou o deputado, filiado ao partido desde 1997.
Durante a solenidade, o vice-governador Antônio Andrade receberá a placa em homenagem ao PMDB e fará o discurso de agradecimento. Uma das principais legendas partidárias do País, o PMDB surgiu em março de 1966, quando a ditadura militar impôs o bipartidarismo no Brasil. Na época, o partido chamava-se apenas Movimento Democrático Brasileiro, reunindo políticos da oposição legalizada ao regime em uma frente única. Em 1979, com o fim do bipartidarismo, foi adotado o nome atual.
O partido chegou ao poder com a redemocratização, com a posse de José Sarney, em 1985. Apesar de ser oriundo da Arena, partido governista durante a ditadura militar, Sarney filiou-se ao PMDB para tornar-se candidato a vice-presidente de Tancredo Neves. Com a morte deste, pouco antes da posse, assumiu a presidência.
Originalmente com um perfil de centro-esquerda, o PMDB cresceu a partir da década de 1980, com a redemocratização. Em 1988, parte dos peemedebistas históricos deixou a legenda para criar o PSDB. Entre eles estava o futuro presidente Fernando Henrique Cardoso. Por outro lado, a eleição de grandes bancadas parlamentares e a consolidação de lideranças regionais em vários estados transformou o PMDB em uma força política fundamental para garantir a governabilidade no País.
Livros – Após a solenidade no Plenário, haverá um coquetel para lançamento de três livros sobre personagens históricos do PMDB. Presidente estadual do partido entre 1993 e 2002, o ex-deputado Armando Costa lança sua autobiografia: “Um médico nos bastidores da política – A história recontada”. Costa foi deputado federal por dois mandatos e estadual por outros dois. Foi ainda secretário de Saúde de Minas Gerais em 2000 e 2001.
De autoria do jornalista e professor Itamar Oliveira, a obra “Constituição de 1988 – A Semente da Liberdade e da Cidadania” reúne entrevistas, depoimentos e reportagens sobre os 28 anos da Constituição de 1988 e os 50 anos do PMDB. Apenas sobre a Constituição, são cerca de 40 depoimentos de juristas, políticos, filósofos, sociólogos, economistas, empresários e sindicalistas.
Itamar Oliveira também divide a autoria da terceira obra com Bianca Alves. O livro “Conegundes – Operário da Liberdade e da Cidadania” trata da vida e da carreira de Manoel Conegundes, político peemedebista influente em Minas Gerais que foi deputado estadual entre 1983 e 1987. Nascido no município paraibano de Bananeiras, em 1930, fixou-se em Barbacena (Região Central), onde foi professor e iniciou sua trajetória política.