Goleiro do Cruzeiro é homenageado na ALMG
Fábio recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais em Reunião Especial de Plenário.
28/03/2016 - 19:45O goleiro e capitão do time de futebol profissional do Cruzeiro Esporte Clube, Fábio Deivson Lopes Maciel, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com título de cidadão honorário do Estado. A homenagem, que atendeu a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT), foi entregue em Reunião Especial de Plenário, na noite desta segunda-feira (28/3/16). Na abertura da cerimônia, foi exibido um vídeo sobre a trajetória de Fábio. Houve, ainda, apresentações musicais da cantora Camila Campos e da filha do goleiro, Valentina Maciel, acompanhadas do tecladista David Alves da Silva, além de uma carta-homenagem que foi lida pelo filho do atleta, Pablo Maciel.
Presidida pelo deputado João Leite (PSDB), representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), a cerimônia ainda contou com as presenças do secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, do procurador-geral de Justiça do Estado, Alceu Torres Marques, do presidente e do vice-presidente do Cruzeiro, respectivamente Gilvan de Pinho Tavares e Bruno Vicintin, e do zagueiro Leonardo Lacerda, companheiro de equipe do homenageado. Os deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), Tiago Ulisses (PV), Ivair Nogueira (PMDB) e Wander Borges (PSB) também prestigiaram a homenagem.
Em seu pronunciamento, o deputado Sargento Rodrigues elogiou a qualidade profissional do goleiro. O parlamentar destacou, ainda, que foi por observar o comportamento e a atuação do goleiro que percebeu as suas qualidades, e somente depois de ter certeza da postura exemplar do atleta, sentiu-se à vontade para requerer a homenagem, destacando ser a primeira vez que propôs este título a um cidadão. "O nome Fábio é sinônimo de seriedade, honradez, disciplina e respeito. Você, Fábio, através de sua atuação, exerce uma influência muito positiva sobre as crianças e jovens. Seu exemplo transcende muito as arquibancadas", ressaltou Sargento Rodrigues.
Fábio agradeceu a homenagem, avaliando o título como uma grande honra. Segundo o goleiro, receber publicamente o reconhecimento do Legislativo e tornar-se cidadão mineiro é a confirmação do que ele já sentia. "Eu já me sinto um mineiro de coração e receber esta honra é muito importante. Deus me colocou em lugares onde eu jamais imaginei que poderia estar, por isto hoje só posso agradecer a todos que aqui estão, às autoridades, aos torcedores, ao presidente do Cruzeiro, à minha família, e espero cada vez mais poder honrar o nome de Minas e ser um bom exemplo em tudo o fizer", declarou.
Em sua fala, o deputado João Leite enfatizou o bom coração do goleiro e a postura similar da família de Fábio, destacando-os como pessoas exemplares, que se importam com valores de cidadania e amor ao próximo, pessoas que constroem uma civilização melhor. Segundo o deputado, a fé, a seriedade e o amor à familia demonstrado por Fábio servem como exemplo. "O Fábio, hoje, talvez seja o mais eminente atleta de Cristo, levando o amor, a fé e a esperança para todos. A família Maciel trouxe este amor para Minas Gerais, e eu saúdo este que, agora, é meu conterrâneo e sua família, uma família cheia de amor. Parabéns," saudou o parlamentar.
O agraciado - Fábio Deivson Lopes Maciel, 35 anos, nasceu em Nobres, no Mato Grosso. Está no clube mineiro desde janeiro de 2005. Ele se tornou o jogador que mais vestiu a camisa do Cruzeiro, carregando há vários anos a braçadeira de capitão. Fábio iniciou sua carreira em 1995, no modesto União Bandeirante, no Paraná. No ano seguinte, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, que conquistou primeiro título mundial dessa categoria, além de um título sulamericano, ambos em 1997. Logo depois, foi convidado para as Seleções Brasileiras Sub-20 e Sub-23.
Emprestado para o Cruzeiro entre 1999 e 2000, fez a sua estreia no time durante um amistoso no Mineirão, contra o Universal, do Rio de Janeiro. Pelo time estrelado, Fábio foi campeão da Copa do Brasil em 2000, antes de ser vendido ao Cruzeiro e ingressar definitivamente no clube, jogou emprestado no Vasco da Gama, entre 2000 e 2004.
Ao longo da carreira, o goleiro conquistou três títulos no Campeonato Brasileiro (2000, 2013 e 2014) e cinco títulos no Mineiro (2006, 2008, 2009, 2011 e 2014). Fábio ainda tem os títulos das Copas do Brasil e Mercosul de 2000, e do Campeonato Carioca, de 2003. O goleiro recebeu duas vezes a Bola de Prata da Revista Placar (2010 e 2013) e foi eleito para a Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão 2013. Anualmente, Fábio é reconhecido nos Troféus Globo Minas, Telê Santana e Guará.