Acordo entre governo e Samarco será tema de audiência
Comissão Extraordinária das Barragens ouve representantes do Governo do Estado nesta quinta (17).
16/03/2016 - 16:15A Comissão Extraordinária das Barragens ouvirá representantes do Governo do Estado, nesta quinta-feira (17/3/16), sobre o acordo firmado com a mineradora Samarco para recuperação das áreas atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em 5 de novembro de 2015. A Comissão das Barragens foi criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para acompanhar os desdobramentos da tragédia, que ocorreu no município de Mariana (Região Central do Estado), mas causou danos em toda a Bacia do Rio Doce.
A reunião com os representantes do governo acontecerá às 10 horas, no Plenarinho I, e foi requerida por todos os integrantes da comissão. O acordo com a Samarco foi firmado no dia 2 de março, incluindo também o governo federal e o Estado do Espírito Santo. As condições anunciadas preveem um investimento de R$ 2 bilhões em 2016 e mais R$ 2,4 bilhões até o final de 2018. Outros recursos podem ser demandados nos anos seguintes.
O recurso será destinado às indenizações por danos causados, assim como à recuperação ambiental. Também estão incluídos dezenas de programas de assistência aos pescadores, agricultores e profissionais que dependiam do turismo.
Outro objetivo da reunião desta quinta é obter informações sobre o trabalho realizado pela força-tarefa criada pelo Governo do Estado para cuidar dos efeitos e desdobramentos do rompimento da barragem. Essa força-tarefa está atuando em cooperação com o governo do Espírito Santo.
Convidados - Foram convidados o advogado-geral do Estado, Onofre Alves Batista Júnior, e o superintendente de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Weslley Antônio Monteiro Cantelmo.